Com a previsão de o frango se tornar a carne mais consumida do mundo nos próximos anos, fica a questão: de onde vem esse crescimento? A questão foi respondida em análise publicada pelo site Global Meat News.

De acordo com a última pesquisa do Rabobank sobre o mercado de aves, nos últimos cinco anos, o consumo no Vietnã, na Índia, na Indonésia e nas Filipinas superou o crescimento global. A expectativa é que este crescimento prossiga pelos próximos cinco anos.

O Rabobank atribuiu este crescimento a três razões simples: valor acessível da carne de frango, a crescente influência dos millennials e o food service ultrapassando o varejo. Os millennials não devem ser negligenciados. Trata-se de uma população mais jovem que criou a cultura de lances nos países asiáticos, um prato cheio para o food service.

Reconhecendo a oportunidade asiática, a Cargill investiu pesadamente na região. Ao Global Meat News, no início deste ano, o presidente de proteína para mercados externos do grupo, Chris Langholz, explicou como, nos últimos anos, abriu indústrias de processamento de aves na Tailândia e na China. Ele salientou que o mercado na Ásia mudou, com uma relação mais forte entre o consumidor e indústria.

“Tome Xangai como exemplo, é um mercado muito dinâmico, com a base de consumidores conectada com as empresas de alimentos como nunca antes”, disse Langholz.  “Os consumidores querem experimentar coisas novas, além de estarem dispostos a dar feedback”, completou.

Crescimento 

O fortalecimento desse relacionamento reforça a afirmação do Rabobank de que o food service está ajudando a impulsionar o crescimento da carne de aves. “Quiosques de fast food com menu à base de frango parecem bem adaptadas aos mercados do Vietnã, Índia, Indonésia e Filipinas”, disse Ben Santoso, analista de proteína animal.

Ele acredita que, enquanto outras proteínas também cresceram no mercado de alimentação asiático, “o frango tem o melhor apelo quanto a preço e versatilidade nas diferentes culturas”. Santoso prevê que o crescimento do consumo através do food service superará em muito o do varejo nos próximos anos.

Fonte: Equipe Suino.com

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