Entre os dias 17 e 21 de setembro de 2018, a UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre/RS, sedia a III Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada. O tema central do encontro é Alimentos saudáveis, sociobiodiversidade e sistemas agroalimentares sustentáveis: inovações do consumo à produção. Ao longo de cinco dias, a Conferência vai reunir cerca de 170 especialistas de 36 países, em uma intensa programação que inclui painéis de escopo internacional, simpósios, apresentação de trabalhos científicos em grupos de trabalho temáticos, relatos de experiências, saídas de campo e atividades culturais. Mais de 950 pessoas já se inscreveram para participar da Conferência e restam poucas vagas. Os interessados devem se inscrever pelo site.

Reconhecidos acadêmicos e especialistas, além de representantes de governos, instituições internacionais e lideranças de movimentos sociais participam dos painéis. O objetivo é refletir e debater diferentes visões sobre teorias, práticas e processos relacionados a sistemas agroalimentares sustentáveis e resilientes, contribuindo para a articulação e construção de uma nova agenda de pesquisas, estudos e ações. Entre os conferencistas, estão Patrick Caron (Presidente do Painel de Alto Nível de Peritos do Comitê de Segurança Alimentar Mundial – França), Elizabeth Mpofu (Coordenadora Geral da Via Campesina Internacional – Zimbabwe), Elisabetta Recine (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA – Brasil), Allison Blay Palmer (Diretora do Centro de Governança Internacional e Inovação – Canadá) e Hannah Wittman (Diretora Acadêmica Centro de Sistemas Alimentares Sustentáveis da Universidade da Colúmbia Britânica – Canadá). Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), Mudanças Climáticas, Segurança e Soberania Alimentar, e Política e Governança são alguns dos assuntos que serão tratados durante as manhãs. Os painéis acontecem noSalão de Atos da UFRGS, com tradução simultânea.

Os Simpósios têm como objetivo contemplar uma ampla gama de discussões em torno da agricultura e alimentação. Ao todo, serão 20 simpósios durante a Conferência, que acontecem no início da tarde, em auditórios para públicos de cerca de 250 pessoas. Entre os palestrantes confirmados, estão Harriet Friedmann (Escola Munk de Assuntos Globais da Universidade de Toronto, Canadá), Marijke D´Haese (Departamento de de Economia Agrícola, Universidade de Ghent, Bélgica), Terry Marsden (Instituto de Locais Sustentáveis da Universidade de Cardiff, Reino Unido), Jan Douwe van der Ploeg(Universidade de Wageningen, Holanda), Rita Lobo (chef e apresentadora de TV, criadora do Panelinha) e Renato Maluf (Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade CPDA/UFRRJ, Brasil).

Grupos de Trabalho

Nos Grupos de Trabalho serão apresentadas pesquisas produzidas sobre temas como sistema alimentares sustentáveis, programas de abastecimento, cadeias de produção e processamento, dinâmicas e práticas de consumo, governança e inovação social, gênero, agrobiodiversidade, segurança e soberania alimentar, relações campo-cidade, políticas e mercados. O objetivo é criar condições para que pesquisadores, ativistas, formuladores de políticas, agentes públicos e privados possam discutir e compartilhar conhecimentos e estabelecer as bases teóricas, empíricas e metodológicas de questões que precisam ser aprofundadas. Ao todo, serão 21 Grupos de Trabalhos.
Conheça a lista completa dos temas,  e os trabalhos aprovados.

Os Relatos de Experiência têm como objetivo possibilitar que grupos da sociedade civil organizada possam partilhar suas experiências e trajetórias. As experiências podem ser de cunho técnico ou popular, e não precisam ser apresentadas conforme uma estrutura teórico-metodológica. Agricultores, membros da sociedade civil organizada, movimentos sociais, comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, pescadores, pecuaristas familiares), organizações não-governamentais, redes, cooperativas, associações, projetos de extensão, submeteram seus relatos.
Ao todo, foram 500 trabalhos e relatos selecionados, de pesquisadores e profissionais de mais de 30 países.

Saídas de Campo
Estão abertas inscrições para as Saídas de Campo, que serão realizadas no dia 20 de setembro. Ao todo, são nove opções de roteiros que proporcionam diferentes experiências e promovem o conhecimento sobre comunidades tradicionais, processos produtivos de base agroecológica, certificação, comercialização, turismo local, entre outros temas associados à agricultura e à alimentação.

Os participantes da Conferência poderão conhecer in loco  iniciativas em agroecologia (produção, organização, certificação, ensino e pesquisa, em Porto Alegre), visitar propriedades que fazem parte do projeto Caminhos Rurais de Porto Alegre, conhecer o turismo de base comunitária e pesca (Porto Alegre), as vivências e cultivos quilombolas em áreas urbanas (na comunidade Manoel Barbosa, em Gravataí), o turismo de base comunitária e cultural do Quilombo dos Alpes (Porto Alegre), a tradicionalidade da pesca no litoral norte do Rio Grande do Sul (Tramandaí e Imbé), a cultura Guarani – Mbya Jeguatá (na Escola da Aldeia Tekoá Jatai’ty, em Viamão), o Caminho dos Alimentos (em cooperativas e propriedades de Itati) e a produção de alimentos agroecológicos produzidos a partir de assentamentos da Reforma Agrária (Eldorado do Sul).

Atividades culturais e gastronômicas
Na intensa programação da Conferência, três atividades são abertas ao público em geral: a Edição Especial da Feira Comida de Rua – que terá 15 bancas gastronômicas na Redenção durante todo o período do evento, lançamento de livros e sessões de cinema, que acontecem nos dias 18 e 19 de setembro, na UFRGS.

A Edição Especial do Comida de Rua será um espaço de convivência e alimentação para promover a integração entre os participantes da Conferência, produtores locais e a população de Porto Alegre, em uma experiência aberta ao público para estimular o debate sobre práticas alimentares. Mobilizada pela parceria entre a Comissão Organizadora da AgUrb e o Comida de Rua, conta com a participação e protagonismo de chefs, agricultores e empreendimentos locais, trazendo uma amostra da diversidade dos alimentos regionais e sazonais. O espaço funcionará entre os dias 17 e 21 de setembro no Parque da Redenção (atrás do Espelho d’água), ofertando almoços e lanches que abrangem a diversidade de estilos alimentares e contemplando o público com qualidade e diversidade. Nos dias 19 e 20 de setembro, a FEIRA se estende até às 22h, promovendo uma festa com a participação de DJ’s locais, tornando-se um espaço de lazer a céu aberto para a população. Ao longo do dia 20, A Feira traz uma série de atividades abertas: Yoga,  Danças Circulares  e oficina de identificação de PANCS – Plantas Alimentícias Não Convencionais são algumas das atrações. Confira os horários de funcionamento  e a programação completa.

A programação cultural da 3ª AgUrb também inclui o lançamento de doze livros relacionados aos temas da Conferência, com sessões de autógrafos que serão realizadas nos dias 18 e 19 de setembro, às 18h30, na Sala II do Salão de Atos da UFRGS.

Ainda nos dias 18 e 19 de setembro, a Conferência vai apresentar o Cine AgUrb, trazendo uma mostra de curtas e médias metragens ficcionais e documentais sobre os temas em questão no evento. As exibições acontecem na Sala Redenção, abertas ao público em geral, com entrada franca.

Serviço

III AgUrb – Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada

Facebook: @AgUrbConference
De 17 a 21 de setembro de 2018
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Acesse as inscrições para participação e saídas de campo

Local: Campus Central da UFRGS
Av. Paulo Gama, 110 – Bom Fim | Porto Alegre | RS | Brasil
Informações: 51. 3308.1191, email: alimentossaudaveis.workshop@gmail.com

Fonte: Assessoria de Imprensa