Ainda protótipo em desenvolvimento pela startup Eleva, um superdrone deve revolucionar o mercado da agricultura de precisão. Com cinco metros de largura e barra de pulverização de seis metros, o Eleva Spray 150 está em sua etapa final para, na sequência, ser comercializado tanto no Brasil quanto no exterior, ainda este ano.

O veículo aéreo não tripulado (vant) pesa 150 quilos e tem a capacidade de estocar até 80 litros de insumo por operação de pulverização de lavouras, com desempenho para aplicação de, ao menos, 20 hectares por hora, durante as 24 horas do dia.

“Uma vantagem da Eleva é que a legislação brasileira para uso de vants é baseada na europeia, que é a mais restritiva mundialmente. Portanto, as certificações no Brasil vão garantir que o equipamento esteja preparado para passar nos testes no exterior também. Essa é a principal premissa para ganharmos escala com agilidade”, comenta o diretor técnico da startup, Celso Faria de Souza.

O projeto do superdrone Eleva Spray 150 é financiado com verba de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) na Zona Franca de Manaus (AM) e realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), sob a supervisão da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Dentre as vantagens do Eleva Spray 150 está a possibilidade de ele ser usado à noite, quando algumas condições estão mais favoráveis à pulverização, tais como: maior umidade, menor temperatura, menos ventos e maior facilidade da planta em absorver os defensivos sistêmicos, entre outras.

Fonte: Assessoria de Imprensa