Empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas estarão reunidos nos dias 13, 14 e 15 de abril (sexta, sábado e domingo) para compartilhar ideias, formar equipes e criar novas  startups com foco para o agronegócio, durante o Startup Weekend Agro na FASUL Eventos, em Chapecó. A iniciativa tem por objetivo incentivar a criação de negócios digitais que buscam resolver questões cotidianas e as ações deste ano estão direcionadas à tendência de inovação no campo. O evento, criado e mantido pela aceleradora americana TechStars, tem como parceiros em Santa Catarina o Sebrae/SC e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

O gestor do Sebrae/SC, Alexandre Souza, explica as questões que podem ser trabalhadas nesta 3ª edição do evento em Chapecó, incluem a solução de problemas, melhoraria da produtividade, qualidade de vida,  incentivo às pessoas viverem no campo, alimentos e bebidas, saúde, químicos, sustentabilidade, produção urbana, cooperativismo, entre outras. São possibilidades de negócios com base em inovação e tecnologia que fortalecerão ainda mais a região neste segmento.

Para Alexandre, participar de uma edição do Startup Weekend representa uma excelente oportunidade para quem quer iniciar uma startup. “Trata-se do maior programa global de empreendedorismo, onde pessoas de várias áreas se juntam para criar uma startup num fim de semana. O objetivo é tirar ideias do papel, formando grupos multidisciplinares, que em 54 horas devem desenvolver suas ideias, criar modelos de negócios, validá-los, desenvolver protótipos e apresentar um pitch final para uma banca de jurados”.

Até o momento, mais de 8 mil startups foram criadas em eventos realizados em cerca de 100 países. É uma iniciativa de imersão onde os aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis. Representa também uma oportunidade para compartilhar ideias, conhecer novos parceiros e lançar startups.

O evento segue um modelo padrão em todas as cidades onde é realizado. Qualquer pessoa está convidada para participar e expor ideias que se enquadram no conceito de startup. O público receberá ainda o feedback dos mentores e demais participantes sobre a sua proposta.

O evento conta, ainda, com a formação de equipes em torno das melhores ideias, determinadas por votação. Daí em diante, serão 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos com potencial de sucesso e, mais uma vez, os participantes receberão o feedback dos mentores.

Informações e inscrições pelo site 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional