A 43ª edição do Dia Estadual do Porco, realizada no último dia 11, reuniu mil participantes, entre suinocultores, técnicos, profissionais ligados à atividade, estudantes, autoridades e políticos de todo o Rio Grande do Sul, além de visitantes de outros Estados. “O sucesso da edição deve-se à soma de esforços de toda a equipe envolvida, da Prefeitura de Boa Vista do Buricá e da ACSURS”, avaliou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Mário Penz, que coordenou localmente o evento. Segundo o prefeito do município, Vilmar Horbach, o ‘Dia Estadual do Porco’ proporcionou a oportunidade de mostrar o trabalho realizado pelos suinocultores boa-vistenses, que no ano passado ocupou o quinto lugar no ranking da produção gaúcha de suínos. “Foi o momento de mostrarmos a força que a suinocultura tem no município e no Estado e, além de tudo, dizer que é uma das alternativas viáveis para mantermos as nossas famílias no meio rural”, afirmou Horbach.

O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI), Ernani Polo, ressaltou o valor econômico e social da atividade no Estado. “É um evento extremamente importante pela relevância que possui o setor nos aspectos econômico e social. A suinocultura é uma atividade fundamental para muitas famílias, que dela tiram o seu sustento, e este evento é uma oportunidade para o setor discutir os problemas e encontrar soluções, além de debater os avanços que já foram conquistados. Por isso, reforço a parceria que temos com o setor”, frisou o secretário. Para o suinocultor Elemar Hein, presidente da Associação de Suinocultores de Três Passos, o ‘Dia do Porco’ é compromisso marcado na agenda desde 2008, primeiro ano em que participou do evento, tradicionalmente realizado na segunda sexta-feira do mês de agosto. “Foi um privilégio sediar este encontro em 2012. Sempre procuro enfatizar para os nossos produtores que é um momento político, técnico e social, grande oportunidade de aprimorarmos os nossos conhecimentos”, reforçou.

O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Luis Folador, destacou a preocupação que a entidade tem em levar assuntos que são de relevância para o produtor da porteira para dentro da produção e na questão mercadológica, da porteira para fora. “Queremos que o produtor tenha noção do que está acontecendo com a carne suína nos mercados interno e externo. O Dia do Porco tem como característica confraternizar e trocar experiências”, falou. Entre as autoridades, estiveram presentes o Superintendente Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul, Roberto Schroeder; o presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Suinocultura Gaúcha, Aloísio Classmann; o deputado estadual Jerônimo Goergen, e o deputado Elton Weber, que representou a presidência da Assembleia Legislativa do RS.

PALESTRAS – O momento técnico do evento contou com a palestra do diretor executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Nilo de Sá, que abordou os principais pontos da Lei da Integração e a importância dos integrados formarem suas comissões para acompanhamento, desenvolvimento e conciliação da Integração. Ele também citou a necessidade de os produtores buscarem o apoio das associações regionais e estaduais, para conseguirem uma remuneração mais justa com as integradoras. Depois, o consultor de agronegócio Fabiano Coser fez uma explanação sobre “Realidade e o potencial da carne suína, Mercado e Commodities”. Para finalizar, a coordenadora geral de agregação de valor do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e da Produção Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), médica-veterinária Charli Ludtke, e o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Osmar Dalla Costa, fizeram uma apresentação sobre bem-estar animal, tema de relevância para a suinocultura e que vem sendo motivo de parceria entre as associações do setor e o MAPA.

Relacionamento com o produtor – O 43º Dia Estadual do Porco também ofereceu às empresas do setor um espaço para a integração com o suinocultor que prestigiou o evento. Edson Pinheiro, vendedor externo da Construschorr (Cruzeiro do Sul – RS), avaliou que o evento aproximou o produtor. “Gostamos do evento. Entendemos que eles são importantes e sempre nos colocamos à disposição de sentir as necessidades que o suinocultor tem e, com isso, estamos sempre criando soluções e produtos que viabilizem o trabalho dele. É a necessidade de estar junto do suinocultor e ouvi-lo”, destacou. O médico veterinário Gabriel Freling, consultor de vendas da Zoetis de São Paulo, reforçou as palavras de Edson, ressaltando que o encontro serviu para conversar com os suinocultores e, por sua importância, acredita que o evento possa ser ampliado nas próximas edições.

REALIZAÇÃO E O EVENTO EM 2018 – O 43º Dia Estadual do Porco foi uma realização da ACSURS e da Prefeitura de Boa Vista do Buricá, com apoio da ABCS, MAPA, EMBRAPA Suínos e Aves, SEAPI – RS, Emater – RS, Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (FUNDESA), Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (SIPS – RS), Associação dos Suinocultores de Nova Candelária e Boa Vista do Buricá, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boa Vista do Buricá e Nova Candelária, e Câmara de Vereadores de Boa Vista do Buricá. E contou com o patrocínio da Vitalltech do Brasil, Agrimatec, Vargas Equipamentos Agropecuários, Alibem, Sicredi, American Nutrients, Construschorr, De Heus, Farenzena, Mig-PLUS, Minitube, Pisotérmico, Topgen, Vetoquinol, Zoetis, Agroceres PIC, Nutron / Cargill e Quimtia. Para 2018, cinco municípios concorrem à sede do evento: Paraí, Rodeio Bonito, Salvador das Missões, Severiano de Almeida e Westfália. O município anfitrião deve ser divulgado até o final deste ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa