A equipe organizadora do V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos (V Cbrg) abriu novo prazo para o envio de resumos simples de trabalhos inéditos e originais: dia 10 de agosto. Também está aberto até o dia 14 de setembro o prazo para o envio de material para o Concurso de Fotos e Vídeos da Biodiversidade. Todas as regras estão no site do evento. O V Cbrg acontecerá de 6 a 9 de novembro de 2018, em Fortaleza (CE).

O evento ocorre a cada dois anos e tem como finalidade promover um intercâmbio de conhecimentos, capacitação e atualização entre profissionais e pesquisadores da área de recursos genéticos de animais, microbianos e vegetais. Questões ambientais, econômicas e sociais também serão abordadas durante os quatro dias.

Para Alexandre Floriani Ramos, presidente da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (Sbrg) e pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, o Cbrg é o principal fórum de discussão do País nos temas relacionados à conservação e ao uso sustentável dos recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos.

“Nesta quinta edição teremos oito minicursos, como o do Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen), e palestras abordando temas como metagenômica funcional e a lei de acesso ao patrimônio genético. Além disso, serão realizados painéis simultâneos específicos de cada área com foco no valor, no uso sustentável e na geração de inovação tecnológica, os pilares que originaram o tema do congresso deste ano”, afirma.

II Feira de Guardiões da Agrobiodiversidade
A II Feira de Guardiões da Agrobiodiversidade será realizada de forma simultânea ao congresso, nos dias 8 e 9 de novembro, no Centro de Eventos do Sebrae. O evento foi idealizado com o intuito de valorizar os trabalhos de conservação dos diversos agricultores espalhados pelo Brasil. Serão convidados 50 guardiões da agrobiodiversidade entre agricultores, indígenas, quilombolas e representantes de comunidades tradicionais oriundos de todas as regiões. Os guardiões deverão trazer exemplares dos materiais (vegetais e animais) que cultivam e conservam para exposição, bem como os produtos gerados para comercialização e troca.

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia