A situação do milho gaúcho se mostrou sem alteração em relação à semana anterior (06/04), com os produtores aproveitando o tempo bom para continuar o trabalho de colheita que, no momento, atinge 85% da área, tendo ainda 10% em condições para tanto. No tocante às produtividades obtidas até aqui, elas têm surpreendido positivamente em muitos casos, com os produtores colhendo quantidades acima do esperado, tendo em vista os problemas enfrentados com o clima em determinados momentos, principalmente no Sul e na Campanha. Mesmo assim, é possível que a produtividade média estadual ainda fique próxima dos 6,5 mil kg/ha, proporcionando uma produção de 4,5 milhões de toneladas.

As áreas implantadas fora do período recomendado, ou mesmo as sobressemeadas, estão em estágio de enchimento de grãos e também apresentam muito bom aspecto visual. No milho destinado à produção de silagem, a área já colhida alcança 80%. Também neste caso as produtividades registradas ficam, também, em bom patamar, chegando como média estadual a 36 mil kg/ha de massa verde.

No período, a saca de 60 quilos teve valorização de 0,47% no preço médio estadual, passando para R$ 34,00 pagos ao produtor.

Fonte: EMATER/RS