Tecnologia e futuro são temas da palestra que o médico e cientista Miguel Angelo Laporta Nicolelis fará no dia 28 de setembro, às 19 horas, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, durante a IV Conferência Regional de Inovação e Empreendedorismo da Unoesc Chapecó.

Na condição de um dos cientistas mais influentes do mundo, Nicolelis lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência da Universidade Duke (Durham, Estados Unidos), no campo de fisiologia de órgãos e sistemas, na tentativa de integrar o cérebro humano com máquinas por meio de neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina. O objetivo é desenvolver próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal.

Primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science, o cientista focalizará o tema “Avanços da tecnologia e suas implicações no futuro”, interagindo múltiplas áreas do conhecimento, como saúde, tecnologias, inteligência artificial, neurociência e outras tendências tecnológicas.

Nicolelis e sua equipe foram responsáveis pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais. O trabalho está na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre as tecnologias que vão mudar o mundo.

Formou-se em Medicina na Universidade de São Paulo (USP). Na mesma instituição, cursou o doutorado em Fisiologia Geral, onde sofreu grande influência de César Timo-Iaria. O pós-doutorado foi realizado no Hospital Universitário Hahnemann (associado ao Drexel University College of Medicine) na Filadélfia. Também é professor titular de Neurobiologia e Engenharia Biomédica e co-diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University.

Nicolelis lidera, ainda, o projeto do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, na capital do Rio Grande do Norte. Em Natal, uma das linhas de pesquisa de Nicolelis visa caracterizar a resposta tecidual ao implante dos mesmos eletrodos utilizados nas pesquisas que são desenvolvidas em seu laboratório na Universidade Duke. Os primeiros resultados desta linha de pesquisa receberam destaque internacional ao serem divulgados na prestigiosa revista PLoS ONE, trabalho este totalmente desenvolvido no Brasil.

Nicolelis recebeu 50 prêmios internacionais, escreveu doze livros e publicou mais de 200 artigos, dos quais vinte na Science e na Nature, as revistas científicas mais importantes do mundo.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a IV Conferência Regional de Inovação e Empreendedorismo custam R$ 100,00 (2x no cartão de crédito) e podem ser feitas pelo site  ou e-mail extensao.cco@unoesc.edu.br. Informações e orientações serão prestadas pelo telefone (49) 3319-2637.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa