Durante a International Production & Processing Expo (IPPE) 2017, em Atlanta, a AB Vista, empresa de tecnologia em nutrição animal, demonstrou como analisar rações e ingredientes de maneira rápida e precisa, pode reduzir custos de produção.

Os especialistas da AB Vista apresentaram os últimos avanços em espectroscopia de infravermelho próximo (NIR) e explicaram como estes têm permitido análises instantâneas e “in loco”: seja na fábrica de ração, como ferramenta de controle de qualidade no recebimento de matéria primas e expedição de produto acabado ou até mesmo no campo, analisando as dietas dentro dos aviários como uma ferramenta de precisão de qualidade da alimentação dos animais.

Dieter Suida, diretor da AB Vista para as Américas, afirma que estas mudanças representam uma oportunidade para os produtores otimizarem a formulação da dieta e o controle de qualidade, enquanto economizam.

“Com os custos de produção de ração contribuindo atualmente com até 80% dos custos variáveis de produção animal, a capacidade de monitorar com precisão os nutrientes da dieta dá aos produtores o poder de tomar decisões estratégicas nas áreas de compras e de formulações.

“O valor energético de diferentes cereais, por exemplo, pode variar em 360 kcal/kg, enquanto os níveis de fitato variam não apenas entre ingredientes, mas também dentro de uma mesma matéria-prima. Isso apresenta um desafio econômico significativo: qualquer desvio da especificação da dieta irá gerar, diretamente, prejuízos financeiros para o produtor, por meio de custos mais elevados da ração ou de baixo desempenho animal.”

Discutindo os desafios enfrentados pelos fabricantes de ração e produtores, especificamente das Américas, Suida explica que:

“Na América Latina, o controle de qualidade mantém-se no topo da lista de prioridades, particularmente na monitoria da variabilidade da energia metabolizável do milho. No México e na América Central, a desvalorização monetária do Peso refletiu em preços de matérias-primas significativamente mais altos. Da mesma forma, a desvalorização do Real impactou a maioria da região latino-americana em termos de custos de matéria-prima.

“Provavelmente, estes desafios continuarão ao longo de 2017: prevê-se que possíveis eventos climáticos e a concorrência por grãos pelo mercado de etanol podem resultar em um aumento geral dos preços das rações – e, com as mudanças regulatórias na área de segurança alimentar e uso de antibióticos, a indústria dos EUA estará sob pressão para maximizar a eficiência em todas as etapas do processo de ração”, completa Suida.

“Cada vez mais a tecnologia NIR tem avançado na produção animal como um todo e atualmente a utilizamos para quantificar mais parâmetros que uma análise bromatológica convencional (umidade, proteína…); dentre eles o fitato, lisina reativa, vitrificação, entre outros. Estas determinações – exclusivas do Feed Quality Service da AB Vista – abrem oportunidades valiosas, uma vez que há uma grande variabilidade desses parâmetros nos ingredientes utilizadas em nutrição animal”, revela Fabio Valle, coordenador técnico AB Vista responsável pela plataforma NIR na Amérlca Latina.

“O Feed Quality Service da nossa empresa oferece algumas análises que quando empregadas na hora de formular as dietas, podem auxiliar na otimização da eficiência ao longo de toda a cadeia de produção de ração”, diz Fabio.

Assessoria de Imprensa