A Escola de Gestores vai oferecer 6 aulas virtuais, com certificação ao final. A primeira palestra acontece nesta quarta!

Não é segredo que a ABCS acredita nas pessoas, e investe em capacitação para aprimorar a cadeia da suinocultura. Por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), este ano a ABCS traz como inovação nesse quesito, a Escola de Gestores ABCS, que nasce com o objetivo de oportunizar novos aprendizados para gestores das associações afiliadas. Com o tema “liderando em tempos de crise e inovando frente aos desafios atuais”, a iniciativa espera ressignificar as estratégias, auxiliando o Sistema ABCS em mais um ano desafiador. Por isso vai abordar temas como mindfulness, gestão de mídias digitais, relacionamento com o varejo, elaboração de treinamentos e aprimoramento da atuação técnica e política regional. Ao todo serão 4 módulos divididos em 6 aulas online, com duração total de 18 horas e certificação no final.

Módulo I: Gestão da emoção

Mindfulness: uma chave para o autogerenciamento

Complexidade, incerteza, alta competitividade, velocidade e um volume crescente de informações são características do mercado de trabalho. Atuar nesse cenário cobra um alto preço dos profissionais em todos os níveis da organização: exige muito de seus recursos mentais, gera tensão e preocupações, que por sua vez provocam ansiedade e estresse. Nesta aula inaugural que acontece na próxima quarta-feira, 5 de maio, o aluno vai explorar com Regina Giannetti, coach e criadora do Programa Você Mais Centrado e do Podcast Autoconsciente, os efeitos do programa de autogerenciamento com base em mindfulness para a preservação da saúde mental e dos recursos cognitivos. Inscreva-se!

Gestão da emoção em tempos da pandemia

A chegada do novo coronavírus ao Brasil teve um grande impacto não só na economia, como também na saúde mental e no dia-a-dia dos brasileiros. Numa situação de crise como a que o país atravessa, é essencial admitir que é normal haver alterações no nosso estado de espírito. Para transitar por esse momento desafiador de forma equilibrada e saudável e buscar a qualidade de vida, a ABCS convidou o master coach, Jairo Martiniano para ministrar a aula Gestão da emoção em tempos de pandemia.

Módulo II: Gestão da Comunicação e Mídias digitais em tempos atuais

O poder das redes sociais e seu uso sem segredos

No comando da jornalista e gerente de comunicação da ABCS, Danielle Sousa, junto com a publicitária e analista de marketing digital e design da ABCS, Sarah Nunes, este módulo tem como objetivo levar maior conhecimento para atuar na área de marketing de conteúdo para os parceiros das associações filiadas, gerando envolvimento entre produtores, frigoríficos e consumidores ao contar histórias, definir territórios e despertar sentimentos. O módulo abordará a perspectiva estratégica das redes sociais para as associações e dará dicas de ferramentas fáceis e práticas para a execução de uma comunicação eficiente em prol da cadeia e da divulgação da carne suína.

Módulo III: Gestão do varejo

Estratégias de relacionamento para realizar ações com o varejo brasileiro, e para a elaboração de treinamentos para realizar ações com o varejo brasileiro

O varejo é o principal link dos produtores junto aos consumidores e essa relação se torna cada vez mais necessária pelo momento atual e demandas cada vez mais exigentes de diferentes nichos. A promoção da carne suína é impulsionada por um relacionamento estratégico de associações sem fins lucrativos com o varejo, tanto a nível nacional quanto estadual. Neste módulo os gestores vão aprender sobre relacionamento com varejo, qual o passo a passo para desenvolver uma campanha de impacto para a venda de carne suína nas lojas, e como construir propostas a partir de uma metodologia exclusiva e inovadora apresentada pela diretora de marketing e projetos da ABCS, Lívia Machado, junto da gerente de projetos da ABCS, Rayza Machado.

Módulo IV: Noções de política e aplicabilidade no seu estado

Política acessível e atuação estadual

A atuação técnica e política é um tripé importante para associações que buscam impactar e atender as necessidades de seus associados. Nesse módulo, os gestores vão transitar pelos diferentes modos de se relacionar com os órgãos políticos e técnicos de sua região, seja na marcação de reuniões, elaboração de ofício e aproximação com agentes decisivos deste cenário com as consultoras políticas da ABCS, Ana Paula Censi e Luciana Lacerda.

A gerente de projetos da ABCS, Rayza Machado explica que o intuito foi ampliar o trabalho de capacitação já exercido pela ABCS. “Nossa ideia foi criar uma escola inovadora que desse continuidade ao trabalho que já estamos realizando desde o ano passado, e que busca capacitar os gestores frente às transformações e desafios em atender os produtores de suínos, frigoríficos e consumidores com todas as adaptações que foram trazidas pela pandemia. Entendemos que os profissionais que se destacam frente a esses desafios são aqueles que trazem inovação e oportunidades. Por esse motivo continuamos com o trabalho de capacitação, com foco em relacionamentos, varejo, mídias digitais, atuação técnica e política para continuar atendendo o setor.”

Todos esses treinamentos fazem parte do plano de trabalho anual do FNDS, desenhado de forma estratégica para aprimorar a cadeia suinícola e atender aos anseios do Sistema ABCS que busca fortalecer e expandir a suinocultura em todo Brasil, a partir do trabalho realizado em cada estado. Durante o mês de abril a ABCS começou a apresentação desse plano às associações e frigoríficos contribuintes, e tem recebido elogios principalmente a respeito desta iniciativa. Na ocasião, a gestora da Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Astap), Fabe Rodrigues, ressaltou que: “A Escola de Gestores chamou muito a minha atenção, pois o trabalho dos gestores precisa estar sempre sendo desenvolvido em sinergia com o produtor.”

Fonte: ABCS