O sabor, a versatilidade e a praticidade da carne suína foram destaques nas lojas Extra e Pão de Açúcar do GPA, maior rede de varejo do Brasil, durante os meses de setembro a novembro. Neste período, os clientes tiveram a oportunidade de participar de 22 oficinas gastronômicas realizadas através de metodologia exclusiva da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) com o apoio do Sebrae Nacional para a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS). As ações ocorreram nos estados do Ceará, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.

Os participantes tiveram uma experiência singular com o sabor da carne suína com receitas de tirinhas de coxão mole e bisteca com cebola caramelizada preparadas ao vivo pelo chef André Rabelo. Além das vantagens do seu consumo, o especialista ainda deu dicas de preparo, cortes, pontos da carne e temperos que harmonizam ainda mais os pratos, por meio de receitas práticas e versáteis.

O objetivo dos eventos propostos nas lojas é promover o consumo da proteína e educar os clientes quanto à qualidade e versatilidade dos cortes suínos e, consequentemente, incentivar seu consumo em casa e aumentar a venda da proteína. Desta forma, estas ações trazem maior sustentabilidade à cadeia que conta com cerca de 20 mil produtores e emprega mais de um milhão de pessoas em todo o país.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, reforça a importância da realização de oficinas gastronômicas na estratégia da SNCS por ser um contato direto com os clientes para apresentar todas as vantagens da proteína e esclarecer dúvidas sobre seu preparo. “O resultado desse trabalho desenvolvido dentro das lojas em parceria com o GPA reforça aos consumidores a qualidade e a segurança da carne suína incentivando seu consumo e isso traz consequências positivas tanto para a rede quanto para toda a cadeia suinícola”.

Alice Fortunato, compradora de suínos do Grupo GPA – controlador das marcas Extra e Pão de Açúcar –, acredita que o empenho na realização das oficinas foi fundamental para manter um relacionamento com os clientes já fidelizados, além de conquistar novos apreciadores da proteína. “As oficinas desempenham um papel informativo para o consumidor acerca das propriedades nutricionais da carne suína e sua versatilidade. Durante as sessões, os clientes aprendem receitas, dicas e são incentivados a experimentarem o prato elaborado. Assim, eles podem se surpreender com o sabor e aderirem à proteína em seus hábitos alimentares”.

Débora Oliveira participou da oficina em uma loja Pão de Açúcar em outubro e afirmou que costuma fazer carne suína em casa, mas ainda tinha receio de não cozinhar o suficiente – mito que foi esclarecido pelo especialista. “Foi legal aprender a selar a carne suína, porque eu só tinha visto isso com outros tipos de proteína e não sabia que podia ser feito com a suína. Então agora dá para preparar essa carne bem suculenta”.

Já o cliente Extra Oton Campos disse que aprendeu bastante sobre ponto da carne e temperos que sofisticam o prato sem tirar a praticidade do preparo. “Eu acho que é uma das carnes mais saborosas, e essa iniciativa da ABCS foi fantástica, pois aproxima e contribui para que as pessoas conheçam ainda mais essa deliciosa opção que é a carne suína”, completa.

Reconhecido como o maior grupo varejista do Brasil, o GPA realiza pela quinta vez a SNCS em 508 lojas distribuídas em 17 estados brasileiros. A rede também já executou este ano, junto à ABCS, treinamentos com foco em informação de produção de suínos e liderança para motivar os colaboradores das bandeiras Extra e Pão de Açúcar.

A SNCS é uma iniciativa da ABCS por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e em parceria com o Sebrae Nacional, e conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Embrapa Suínos e Aves e Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

Fonte: ABCS