A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), finalizou sua participação na Sial China com a expectativa de uma expansão comercial das vendas para o mercado chinês. Uma das maiores feiras de inovação do setor alimentício do mundo, a feira foi encerrada no último dia 18 de maio em Xangai e a expectativa é que em breve uma missão oficial chinesa venha ao Brasil.

A participação brasileira contou com a presença de 17 empresas associadas: Agra, Barra Mansa, Boi Brasil, Cooperfrigu, Estrela, Frigol, Frigon, Frisa, Iguatemi, JBS, Mafripar, Minerva, Marfrig, Masterboi, Mataboi, Naturafrig e Plena. “A China é um mercado importante para o Brasil e a participação na feira foi bastante positiva no sentido de aproximação com os importadores e estreitamento das relações comerciais”, avaliou o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli.

Em 2017 os embarques para a China somaram 214 mil toneladas e fecharam em US$ 939 milhões, crescimento de 28% e 33%, respectivamente, em relação a 2016. Com isso a China já representa o segundo principal mercado para o Brasil, com 14% do volume e 15% do faturamento. Só no primeiro trimestre desse ano, as vendas para o mercado chinês representaram 17% do total do volume embarcado no período, com 70 mil toneladas e um faturamento de US$ 315 milhões.

ENCONTROS

Além do relacionamento com importadores durante a feira, a Abiec também participou de uma série de eventos técnicos com os principais órgãos sanitários chineses. A entidade representou o Brasil no evento institucional Ifps Import & Exports Food Policy, Laws and Regulations Summit, organizado pela China Entry & Exit Inspection and Quarantine Associantion, principal vetor na área regulatória para exportação de alimentos ao mercado chinês. A Associação participou ainda do evento B2B Talks, junto com a China Meat Association, onde pode encontrar com mais de 400 importadores daquele país, consolidando e estreitando a relação entre as entidades.

O projeto setorial Brazilian Beef, iniciado em 2001, é uma parceria entre Apex-Brasil e Abiec, e tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 16 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 58 milhões e crescimento das exportações em mais de 470%.

Fonte: Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec)