O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, comemorou a abertura anunciada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, do mercado peruano para a carne suína brasileira.

O anúncio foi feito durante missão liderada pelo ministro ao Peru. Conforme o Ministério da Agricultura brasileiro, os acertos para a abertura do mercado deverão ocorrer até 30 de novembro.

De acordo com Turra, esta é uma importante conquista para o setor de proteína animal do Brasil, que será beneficiado com a expansão dos negócios na América do Sul, uma região com expressiva participação nos embarques da carne suína brasileira.

“É mais uma grande conquista do ministro Blairo para o Brasil, além de uma manifestação de confiança no sistema brasileiro de inspeção e na qualidade de nossos produtos. A abertura do Peru pode influenciar positivamente os embarques de carne suína brasileira, especialmente a partir de 2018. Trata-se de um valioso mercado, com mais de 30 milhões de habitantes e com potencial de crescimento de consumo, no qual o Brasil poderá complementar a demanda, auxiliando a segurança alimentar da população”, destaca Turra.

Atualmente, dos dez maiores importadores de carne suína do Brasil, três são da América do Sul. A Argentina lidera as importações na região, com 21,3 mil toneladas nos oito primeiros meses deste ano. Em seguida vem o Uruguai, com 20 mil toneladas, e Chile, com 14 mil toneladas.

ABPA