A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) foi homenageada nesta sexta-feira (04), durante o 8º Fórum LIDE de Agronegócios, em Ribeirão Preto (SP).

A ABPA foi vencedora do Prêmio LIDE Agronegócios na categoria “Entidade de Representação”. A premiação é oferecida pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e do LIDE AGRONEGÓCIOS, presidido pela ex-secretária de agricultura de São Paulo, Mônika Bergamaschi. Na mesma categoria, foram vencedoras a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Sociedade Rural Brasileira (SRB).

Criada em 2014 a partir da unificação de dois setores produtivos, a avicultura e a suinocultura, então representados pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF) e Associação da Indústria Exportadora de Carne Suína (ABIPECS), a ABPA reúne 140 agroindústrias produtoras e exportadoras de aves, suínos e ovos, casas genéticas, fornecedores do setor e entidades vinculadas às cadeias produtivas.

Organizada em 14 Câmaras Temáticas, a ABPA é a representação política e institucional destes setores que geram, juntos, 4,1 milhões de empregos diretos, US$ 8,5 bilhões em exportações, com um PIB superior a R$ 80 bilhões.

Como liderança nacional da avicultura e da suinocultura, a ABPA é a gestora de crises de âmbito setorial e fomentadora do desenvolvimento dos vários elos envolvidos no sistema produtivo.  Realiza, entre outras iniciativas, o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), maior evento dos setores no Brasil.

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos, material genético e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork. Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora.

“Ao longo destes 5 anos de existência, a ABPA transformou a forma de trabalho da avicultura e da suinocultura do País.  Congregados em uma única associação, estes setores conquistaram avanços fundamentais e enfrentaram grandes crises de forma unificada, em estratégias conjuntas.  A ABPA mostrou que a união é o único caminho para a sustentabilidade setorial.  Por isto, o reconhecimento deste trabalho na forma do Prêmio LIDE Agronegócios é tão gratificante a todos aqueles que participaram ativamente desta história vitoriosa”, ressalta Francisco Turra, presidente da ABPA.

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, criado em 2003, é o mais importante núcleo empresarial do país, presente em 17 regiões do Brasil e em todos os continentes. Atualmente, é liderado por Luiz Fernando Furlan, como Chairman do Comitê de Gestão e Presidente do LIDE INTERNACIONAL. O Grupo conta com mais de 1.700 das maiores empresas brasileiras e multinacionais atuantes no país, representadas por seus presidentes e vice-presidentes.

O Fórum LIDE de Agronegócios reúne anualmente cerca de 200 presidentes e dirigentes das mais importantes empresas e cooperativas do Brasil, autoridades públicas e especialistas para debater temas de alta relevância relacionados ao agronegócio.

Fonte: ABPA