O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, entregou nesta segunda-feira (29/10) à Hendrix Genetics o certificado de compartimento avícola de reprodução livre de Influenza Aviária e da doença de Newcastle, concedido pelo Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
A compartimentação é um programa que consiste, basicamente, na estruturação da produção em compartimentos, que mapeiam e isolam plantas e estruturas de granjas.  Com este modelo produtivo, a reação a eventos epidemiológicos será mais rápida e de mais fácil controle, reduzindo os impactos econômicos gerados e dando maior segurança sanitária à cadeia produtiva.   Ao mesmo tempo, por estar isolado, o sistema compartimentado proporciona melhores garantias de continuidade das vendas internacionais em caso de eventualidades sanitárias.
 
O certificado de compartimentação é conferido a empresas e granjas produtoras de aves e de genética avícola que sigam, de maneira voluntária, recomendações de biosseguridade recomendadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A compartimentação envolve todas as unidades de produção de uma propriedade.
 
Francisco Turra, presidente da associação, ressaltou a importância da conquista da empresa, que é associada à ABPA. “Para nós é uma imensa satisfação participar deste momento, pois é mais uma garantia de qualidade que temos a oferecer aos nossos muitos mercados”, salientou.
 
Com a Hendrix Genetics, o Brasil passa a ter quatro compartimentos avícolas, dos quais três são de reprodução e um de produção de carne de frango.  O País é pioneiro na implantação deste sistema de proteção sanitária.
Fonte: ABPA