Principal parceira comercial das exportações brasileiras de proteína animal, a China será palco de um dos mais importantes eventos para o planejamento das exportações, a China International Import Expo (CIIE), que será promovida pelo governo chinês entre os dias 5 até 10 de novembro, em Xangai. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) marcará presença das empresas brasileiras para fomentar novas oportunidades de negócios.

Com espaço exclusivo dentro do pavilhão brasileiro da Apex-Brasil, a ABPA levará aos visitantes informações sobre as medidas tomadas pelo setor durante a pandemia, os cuidados entre a produção e o meio ambiente, e ainda, informações sobre a qualidade e o sabor dos produtos brasileiros, tudo por meio da plataforma digital “Brazilian Poultry and Pork”, atendendo ao novo formato exigido pelos protocolos de saúde e de distanciamento. 

“Estar presente na CIIE China é uma oportunidade de reforçar os laços com o Governo Chinês e realizar contatos com importadores, em um momento favorável para o incremento dos negócios entre brasileiros e chineses”, ressalta Ricardo Santin, presidente da ABPA.

Líder das exportações brasileiras de carne suína e de frango, a China é a principal promotora das exportações setoriais em 2020. Foi destino de 376,7 mil toneladas de carne suína entre janeiro e setembro deste ano, com receita de US$ 914,3 milhões. Para a carne de frango brasileira, os embarques totalizaram 514,1 mil toneladas no mesmo período, o que gerou receita de US$ 984,1 milhões.

SOBRE A ABPA – A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões. Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork. Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos.

Fonte: Assessoria de Imprensa