A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lançou hoje (03) um vídeo com informações sobre a intensificação dos cuidados para a saúde dos colaboradores nas agroindústrias produtoras e exportadoras da avicultura e da suinocultura do País, frente à epidemia da Covid-19 (Novo Coronavírus).  O vídeo pode ser assistido aqui

Feito pela Agência Capella (Porto Alegre/RS), o vídeo reúne depoimentos de especialistas das diversas áreas dos frigoríficos e apresenta diversos cuidados já adotados no sistema produtivo.  Também são mostradas as medidas para a prevenção e o monitoramento da saúde de trabalhadores diretos e terceirizados.

“Antes mesmo da adoção de quarentenas em diversos estados do país, as empresas da avicultura e da suinocultura intensificaram os cuidados para preservar a saúde dos colaboradores e terceirizados no sistema produtivo.  O vídeo explica algumas destas medidas no ambiente de alta biosseguridade implantado nos frigoríficos brasileiros”, explica Ricardo Santin, diretor-executivo da ABPA.

Entre as ações adotadas está o afastamento preventivo de todos os colaboradores identificados como grupo de risco (com idade acima de 60 anos, doenças pré-existentes e outros).   Ao mesmo tempo, houve a intensificação das ações de vigilância ativa. A temperatura dos colaboradores é aferida em diversos momentos, durante a rotina de trabalho.

Vários dos cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde já eram adotados pelas empresas nos protocolos de rotina de trabalho, conforme é mostrado no vídeo.  De forma preventiva e indo além das recomendações dos órgãos de saúde, as agroindústrias determinaram ações como o aumento da rotina de higienização de todos os ambientes dentro e fora do frigorífico, como o transporte, a adoção de medidas contra a aglomeração, com a redistribuição de horários de refeição e transporte, e outros.

Houve reforço nas orientações de cuidados para a saúde (com materiais orientativos) e na distribuição de álcool em gel pelas unidades frigoríficas. 

“A preservação da saúde do trabalhador e a garantia de oferta de alimentos à população são nossas prioridades. É uma questão de paz social.  A ABPA e suas associadas estão dedicadas nos diversos comitês temáticos de situação para acompanhar o quadro e desenvolver medidas.  Todos os cuidados foram tomados. A ABPA criou diversos protocolos de referência setorial dentro destes objetivos”, analisa Francisco Turra, presidente da ABPA.

O vídeo também foi publicado nas redes sociais da ABPA (fb.com/AbpaBr | twitter.com/AbpaBR | Instagram.com/abpabr | linkedin.com/company/abpa). 

SOBRE A ABPA – A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões.

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork.

Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos.