A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) participa nesta semana de uma série de encontros em Moçambique e na África do Sul. A ação acontece em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A Analista de Relações com o Mercado da entidade, Tainá Dias, tem representado a associação em diversos encontros realizados desde quinta-feira (11) e que seguirão até 15 de maio. O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, lidera a missão.

A primeira agenda ocorreu ontem, na cidade de Maputo (Moçambique), onde foram realizados encontros, conferências e rodadas de negócios entre empresários e representações dos setores público e privado brasileiros e moçambicanos. Na ocasião, a representante da ABPA participou de um painel sobre os desafios para o incremento do comércio bilateral de proteína animal.

Hoje, a comitiva brasileira segue para a África do Sul, para agendas em Johanesburgo e Pretória. Estão programadas visitas técnicas e rodadas de negócios.

“África do Sul e Moçambique são dois mercados estratégicos para o setor de cárneos no continente africano. Por este motivo, a missão tem um caráter especial de renovação de laços e aproximação com os importadores de ambos os países, principalmente neste momento de reconstrução da imagem do setor exportador de proteína animal. Será uma oportunidade, também, para prestarmos esclarecimentos sobre os equívocos que circularam internacionalmente, após a divulgação da Operação Carne Fraca”, analisa o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.

SOBRE A ABPA – A ABPA é a maior associação de proteína animal do mundo. É a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões.

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: a Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.

Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de carne de frangos e de suínos.

SOBRE A APEX-BRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

SOBRE OS PROJETOS SETORIAIS – Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a
Apex-Brasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos e os ovos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mail Isis.sardella@abpa-br.org.

Fonte: ABPA