O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, irá propor a criação de um sistema de prevenção à Influenza Aviária entre os países membros do Cone Sul.  A proposta será apresentada hoje (19), durante a reunião regional da Associação Latinoamericana de Avicultura (ALA), na República Dominicana.

O objetivo, de acordo com Turra, é propor a realização de um estudo de análise de risco de introdução de Influenza Aviária na região, conforme estabelecido no Código Sanitário para Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).  Na prática, será a avaliação do risco de contágio na região a partir do fluxo de aves migratórias, movimentação de contêineres, inspeção de bagagem de voos provenientes de países com foco ativo de Influenza Aviária, biosseguridade de granjas, entre outros pontos.  Para tanto, seria formado um grupo regional, com o apoio do IICA

Além disso, os produtores avícolas do Cone Sul poderão realizar simulações conjuntas de gestão de crise e comunicação, colocando em andamento um plano de contingenciamento continental. 

Turra também apresentará a construção de um sistema regional de informações sobre Influenza Aviária, com a instalação de uma metodologia de trabalho baseado no sistema de informações sanitárias da OIE.

“Nosso status sanitário é nosso maior patrimônio, um diferencial competitivo que deve ser preservado a todo custo.  Esta proposta é um passo maior que daremos para ampliar nosso intercâmbio de informações e experiências, compartilhando estratégias e fortalecendo uma base sólida contra esta enfermidade que causa prejuízos a diversos países”, ressalta Turra.

 SOBRE A ABPA – A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões.

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork.

Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos.

Fonte: ABPA