Uma das confusões mais comuns com relação ao uso de antibióticos na pecuária diz respeito à diferença entre uso preventivo e da promoção do crescimento. O site Pig Progress, no dia 31 de janeiro, publicou artigo mostrando por que é importante reconhecer essa diferença.

A complexidade do problema da resistência antimicrobiana (AMR) torna a solução para esse impasse especialmente desafiadora – por causa da interação entre a saúde humana, animal e ambiental, os diferentes tipos de antibióticos e como eles funcionam, as diferentes maneiras pelas quais os antibióticos podem ser administrados e para o que são utilizados diferentes antibióticos.

Uma das confusões mais comuns sobre o uso de antibióticos na agricultura é a diferença entre o uso preventivo e o uso da promoção do crescimento, possivelmente porque o uso preventivo geralmente envolve a administração para animais quando ainda não há sinais clínicos de infecção e porque, para muitos usos de antibióticos, há uma resposta de crescimento incidental.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o uso preventivo como “uso de um antimicrobiano(s) em animais saudáveis considerados em risco de infecção ou antes do início da doença infecciosa clínica”, enquanto a promoção do crescimento é definida como “o uso de substâncias antimicrobianas para aumentar a taxa de aumento de peso e/ou a eficiência da utilização dos alimentos”.

>>> Leia a notícia completa (em inglês)

Tradução livre equipe Suino.com