Feijão, milho de pipoca, açaí, tapioca e sucos de frutas estão entre os produtos brasileiros que estão caindo no gosto dos compradores na Índia. A expectativa é que em breve possam ser encontrados nas mercearias e supermercados indianos. Cerca de 20 empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas e do agronegócio estão na Missão Comercial à Índia, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceira com o Ministério das Relações Exteriores. Os empresários já passaram por Nova Déli, entre 23 e 26 de setembro, onde fizeram produtivas reuniões com compradores internacionais selecionados criteriosamente para conhecer os produtos brasileiros, e seguiu ontem para Mumbai, onde participam da Annapoorna World of Food India até sábado, 29 de setembro.

No último dia em Nova Déli, um chef brasileiro especializado em culinária asiática foi convidado a preparar oito receitas com feijão brasileiro que encantassem os indianos convidados. A ação faz parte da estratégia do Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe) para promover o produto no mercado indiano. Nove das 20 empresas brasileiras na Missão são vendedoras de feijão.

O Brasil hoje é um grande exportador de feijão para a Índia. Em 2017, cerca de 43% das vendas brasileiras para o exterior tiveram a Índia como destino, o que representou USD 34,2 milhões. Em 2013 representava apenas USD 6,4 milhões, 26% das vendas externas. O crescimento no período foi de 433%. “As oportunidades de mercado estão em ascensão, pois uma grande parte da população é vegetariana e o feijão é uma importante fonte de proteína. Por isso, a tendência é que o consumo aumente. São 1,3 bilhão de habitantes no país”, destaca Igor Celeste, coordenador de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil.

Exportação

Em 2017, a Índia foi o principal comprador de feijão brasileiro, seguida do Vietnam (15,7%) e do Egito (14,4%). Esses três países são responsáveis por 73% das exportações feijão brasileiro. Segundo dados do Ibrafe, o Brasil produz hoje 3 milhões de toneladas de feijão e exporta cerca de 3% de sua produção.
“Estamos preparando os produtores para conseguir dobrar a quantidade de feijão exportada para a Índia no período de três anos. Para isso, vamos diversificar nossa produção, adaptá-la ao gosto dos principais mercados, e investir em promoção e imagem, desenvolvendo um conjunto de ações com a Apex-Brasil e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, explica Marcelo Eduardo Lüders, presidente do Ibrafe.

A Apex-Brasil já confirmou a Missão Índia como uma das prioritárias para o próximo ano e as inscrições estão abertas. Outra ação confirmada para 2019 envolvendo o mercado indiano é a feira APAS Show, que acontece em maio, em São Paulo, em parceria com a Associação Paulista de Supermercados (APAS), e contará com compradores indianos identificados pela Agência para conhecer o Brasil, a produção de alimentos e bebidas e a cultura de negócios do nosso país.

SERVIÇO 
Missão Apex-Brasil Índia 2018 
Data: 23 a 29 de setembro
Cidades: Nova Déli e Mumbai
Mais informações para a imprensa: (61) 2027.0775 e imprensa@apexbrasil.com.br 

Fonte: Apex Brasil