A construção de um sistema eficiente e justo de classificação de grãos e a expansão das políticas de incentivo à construção de silos para armazenagem de grãos são ações governamentais consideradas prioritárias para melhorar a rentabilidade e evitar prejuízos aos produtores rurais.

As recomendações foram feita nesta quinta-feira (23/8), em Brasília, por representantes da Aprosoja Brasil durante encontro promovido pelo Ministério da Agricultura (Mapa) para apresentação de um balanço do Agro Mais, plano voltado para a melhora da governança das ações da pasta.

Os produtores também sugeriram investimentos em pesquisa para manejo de solos, incluindo o incentivo à utilização de remineralizadores, como pó de rochas. Trazendo à tona a polêmica envolvendo a proibição do glifosato, os sojicultores defenderam a necessidade de uma melhor gestão para o registro dos defensivos químicos.

Participaram da reunião o ministro da agricultura Blairo Maggi, o secretário executivo do Mapa, Eumar Novacki, o vice-presidente da Aprosoja Mato Grosso do Sul, André Dobashi, o vice-presidente regional da Aprosoja Minas Gerais, Felipe Werlang, além de representantes de outras entidades ligadas ao setor de grãos.

O Ministério da Agricultura estima que as alterações feitas em processos e procedimentos através do programa Agro Mais representaram uma economia de R$ 2,5 bilhões toda a cadeia do agronegócio.

 

Fonte: Aprosoja Brasil