Durante o Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, o zootecnista André Machado, debate a “Percepção do consumidor em relação ao bem-estar de animais de produção: onde podemos auxiliar? A palestra está marcada para o dia 06 de agosto, às 16h35min e faz parte da. Programação do SBSS a ser realizado nos dias 06, 07 e 08 de agosto, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó-SC, sendo promovido pelo Nucleovet – Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas.

No SBSS, André Machado investiga o que o consumidor busca em meio a tendências e reais necessidades. O fator preço ainda é determinante na escolha por uma proteína animal, revela Machado. “O hábito de consumo varia conforme a classe social”. Porém, produtores e indústrias devem ficar atentos em tendências de mercado como a certificação, rastreabilidade, bem-estar animal, entre outros, que sensibilizam o consumidor, principalmente das áreas urbanas. 

Machado acredita que tanto produtor, como a indústria e o varejo, além de produzir, distribuir e comercializar, tem o papel essencial de informar o consumidor. “Desmistificar e desconstruir algumas visões inapropriadas em relação às carnes como parasitas em suínos, antibióticos e hormônios no frango e limitações dos cortes bovinos nos preparos culinários”, exemplifica.

“Os consumidores buscam por procedência dos produtos, mas não estão dispostos a pagar muito mais por isso”, revela. Machado destaca um movimento crescente em que o consumidor não compra apenas a proteína animal, mas todo o contexto e história daquele produto, valorizando os produtores, a adoção de técnicas sustentáveis como bem-estar animal, rastreabilidade, entre outros.

Na palestra, Machado perpassa ainda por dois assuntos latentes na cadeia de proteína animal: a utilização de antibióticos como promotores de crescimento e as carnes de laboratório. “Na Europa, os promotores de crescimento já estão proibidos, então temos um movimento de cobrança do consumidor”, afirma. Quanto à carne de laboratório, Machado avalia como um movimento que surge propondo novos conceitos e hábitos de consumo. “Em função dos recursos naturais envolvidos no processo produtivo e a questão do bem-estar animal”. 

André Machado é gerente de desenvolvimento das cadeias de carnes e pescados do GPA. Possui experiência profissional na indústria frigorífica, especialização em certificação na cadeia de alimentos, gestão da qualidade e rastreabilidade na área de produção animal (França). Atualmente é responsável pelo Desenvolvimento Comercial de Multivarejo do Grupo Pão de Açúcar.

Serviço 

12º Simpósio Brasil Sul Suinocultura

Quando: 06 a 08 de agosto de 2019 

Onde: Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, Chapecó- SC

Inscrições: www.nucleovet.com.br

Contato: (49) 3329 1640 / nucleovet@nucleovet.com.br

Fonte: Panty Assessoria