São otimistas as previsões da indústria de alimentos cárneos para as vendas natalinas: o crescimento no volume e no faturamento da comercialização desse período será da ordem de 3% a 4%.

A avaliação é do diretor comercial da Cooperativa Central Aurora Alimentos – terceiro maior grupo brasileiro de proteína animal –  Leomar Somensi.

A taxa de confiança do consumidor teve uma leve melhora. O desemprego recuou e os indicadores econômicos – inflação, juros, risco-Brasil – são positivos e estáveis.  Por isso, a Aurora trabalha com expectativas otimistas, confirma o presidente Mário Lanznaster.

         O consumidor, contudo, desembolsará mais que no ano anterior. Em razão do excepcional desempenho das exportações brasileiras de carnes em 2019, o consumidor pode esperar um aumento entre 15% e 20% no preço final dos produtos de aves e suínos  típicos de fim de ano.

         “O Brasil exportou muita carne neste ano, não há nenhum produto em falta, mas as vendas aquecidas para o exterior estimulam o aumento de preço no mercado doméstico porque a oferta, naturalmente, diminuiu,” explica Somensi.

Ele avalia que o maior aumento no preço de varejo se dará na linha de alimentos à base da carne suína. Esse foi o produto que mais reajustes teve durante o ano em consequência das elevadas vendas para o mercado chinês. Por isso, a oferta será relativamente menor. Por outro lado, os produtos à base de carne de aves tiveram reajustes menores e por isso serão os mais consumidos neste Natal.

         A ampliação do esforço de vendas implementado, neste ano, pela Aurora permitiu antecipar a venda dos kits da Linha Boas Festas produzidos para este fim de ano: 2/3 já foram comercializados. “O que aconteceu foi uma antecipação das compras por parte das empresas, em decorrência de nossa estratégia e não em razão de algum fator mercadológico”, observa Somensi.

         O diretor lembra que o aumento do preço de varejo da carne bovina foi ainda maior, influenciando o consumo das outras proteínas, especialmente aves e suínos.

         O bom desempenho das exportações da Aurora Alimentos decorre do “Fator China”. O gigante asiático teve que sacrificar milhões de suínos em decorrência de surtos da Peste Suína Africana, passando a importar freneticamente carnes do Brasil e de outros países. Por esse e outros motivos, a Aurora ampliou de 25% para 30% a parcela da receita operacional bruta obtida com as exportações. Essas condições favoráveis devem permanecer em 2020.

A tradição de mesa farta e a presença de pratos à base de carnes nas festas natalinas irá se confirmar novamente.

A Aurora Alimentos manteve seu afamado o portfólio para este período de festas, incluindo o Blesser (carne de ave), carro chefe da Linha Boas Festas Aurora, cortes suínos temperados e in natura, além de produtos recheados que se tornam um diferencial na ceia. O mix que atende ao consumidor que procura por sabor, qualidade e praticidade no momento do preparo da ceia natalina inclui costela e picanha churrasco fácil, lombo recheado, lombo temperado, tender, pernil temperado, pernil temperado sem osso, sobrepaleta recheada, salames e lingüiça toscana, entre outras delícias.

Fonte: Assessoria de Imprensa