Com o objetivo de compartilhar as melhores práticas e inovações na produção de suínos, o EU PiG Innovation Group apresenta embaixadores cujas inovações se destacam: o índice Kalinat

O embaixador
Junto com seu pai e irmão, Corentin Nevannen é o embaixador da abordagem Kalinat e cria 350 porcas no sul da Bretanha, França.

A colaboração
Kalinat, uma combinação criativa das palavras “qualidade” e “natalidade”, foi criado por Alban Berthelot, membro da equipe de nutrição de suínos da cooperativa Eureden na França. A abordagem Kalinat foi desenvolvida em conjunto com cerca de 30 fazendas de suínos na Bretanha e Corentin é um dos criadores de suínos mais envolvidos.

A inovação
Tanto para a prolificidade quanto para a paridade dos animais, um peso médio de leitão para o objetivo é calculado para garantir a sobrevivência máxima dos leitões. Essa meta de peso médio vem de um vasto banco de dados de criadores da cooperativa Eureden que pesaram milhares de ninhadas de leitões ao nascer. Uma ferramenta online – o índice Kalinat – foi desenvolvida durante um período de 2 anos para os criadores avaliarem a qualidade de uma ninhada de leitões ao nascer, o que tornou possível determinar com precisão o efeito da paridade e da prolificidade de porcas sobre o peso médio ao nascer. . O Kalinat calcula automaticamente o peso médio dos leitões ao parto para diferentes grupos de porcas, bem como o índice Kalinat específico para cada porca. A análise dinâmica permite avaliar e, se necessário, alterar o comportamento alimentar e as práticas de criação da (s) porca (s). Levar em consideração o índice Kalinat de porcas nas estratégias de alimentação, distribuição e descarte melhora a qualidade dos leitões e aumenta a hiperprolificidade das porcas. O criador também consegue identificar os menores leitões para reforçar o monitoramento durante a lactação.

Vantagens
Aumento de 180g no peso médio ao nascer de leitões de porcas com baixo índice Kalinat; Um aumento na taxa de sobrevivência de leitões recém-nascidos; Uma redução de 2,6% nas perdas em leitões nascidos vivos; A proporção de porcas com baixo índice Kalinat diminuiu de 24% para 19%; Fácil de implementar e medir; O índice permite que os criadores acompanhem a evolução da qualidade das ninhadas e identifiquem as porcas incapazes de produzir boas ninhadas. Com base nessas premissas, os custos variáveis ​​de produção após a implementação das melhores práticas diminuíram 2,3% por leitão, principalmente devido à maior produção de leitões por porca por ano. No caso dos custos fixos também se observou uma diminuição de 2,8% por leitão. Como resultado, os custos totais foram reduzidos em 2,4%.

Os custos
A ferramenta Kalinat é gratuita para suinocultores da cooperativa Eureden. É necessária apenas uma máquina de pesagem (aproximadamente € 400) e um pouco mais de tempo para registrar o peso dos leitões na ferramenta online Kalinat. Os resultados Kalinat permitiu ao embaixador, Corentin, aumentar a produção em um porco por porca por ano, traduzindo-se numa variação positiva na margem bruta de € 24.000 a nível da quinta (360 porcas presentes).

O futuro?
A equipe visa desenvolver ainda mais o índice Kalinat com o maior número possível de criadores da cooperativa para melhorar continuamente sua compreensão dos fatores de variação do índice Kalinat, como a alimentação da porca, o efeito genético, o efeito do alojamento, e o comportamento da criação.

Foto: Eureden
Tradução suino.com
Fonte: PigProgress