O entendimento das etapas envolvidas na conversão de um antibiótico em um recurso alimentar pode ajudar os pesquisadores a utilizar as bactérias como bioengenheiras na limpeza do solo e cursos de água contaminados. A informação é do Feed Stuffs.

Os antibióticos podem salvar vidas de humanos e animais que sofrem de infecções bacterianas graves. As drogas são letais para as bactérias, mas algumas bactérias contra-atacam desenvolvendo resistência aos antibióticos, e algumas não apenas resistem ao ataque, mas transformam as drogas letais em alimentos.

Os pesquisadores já compreendiam um pouco sobre como as bactérias conseguem consumir antibióticos com segurança, mas uma nova pesquisa da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis (Missouri), ilustra os principais passos do processo.

Antibióticos

As descobertas, publicadas no dia 30 de abril na Nature Chemical Biology, podem levar a novas formas de eliminar antibióticos da terra e da água, disseram os pesquisadores. A contaminação por antibióticos ambientais promove a resistência às drogas e prejudica a capacidade de tratar infecções bacterianas.

“Dez anos atrás, nós topamos com o fato de que as bactérias podem consumir antibióticos, e todos ficaram chocados com isso”, disse o autor sênior Dr. Gautam Dantas, professor associado de patologia e imunologia, microbiologia molecular e engenharia biomédica. “Agora, está começando a fazer sentido. É apenas carbono, e onde quer que haja carbono, vai-se descobrir como comê-lo. Agora que entendemos como essas bactérias fazem isso, podemos começar a pensar em maneiras de usar essa habilidade para nos livrarmos dos antibióticos onde eles causam danos”.

A resistência às drogas é um problema sério que, segundo alguns, ameaça pode restabelecer algumas doenças infeciosas que foram as principais causas de morte no mundo quando os antibióticos ainda haviam sido descobertos.

As bactérias compartilham material genético facilmente, observaram os pesquisadores. Desta forma, quando antibióticos se infiltram na água e no solo, as bactérias residentes respondem espalhando genes de resistência a antibióticos através da comunidade.

Compreender as etapas envolvidas na conversão de um antibiótico em alimentos pode ajudar os pesquisadores a remover as bactérias do solo e cursos de água contaminados com drogas e, assim, diminuir a disseminação da resistência aos medicamentos. As bactérias do solo que naturalmente consomem antibióticos são complicadas e difíceis de trabalhar, disseram os pesquisadores, observando que espécies mais tratáveis como Escherichia coli podem ser potencialmente modificadas para se alimentarem de antibióticos na terra ou água poluídas.

Leia a notícia completa

Tradução equipe Suino.com