Em março de 2018, a Bayer lançou sua iniciativa global Care4Cattle em colaboração com a World Farmers Organization (WFO) para reconhecer e apoiar os fazendeiros com pensamento inovador que criaram novas maneiras de melhorar o bem-estar da criação de gado. Três projetos foram selecionados para receber, em conjunto, os 30 mil euros de financiamento do subsídio Care4Cattle.

A iniciativa recebeu mais de 100 propostas de 37 países, destacando como o avanço do bem-estar animal é importante para o progresso contínuo da pecuária. A partir das propostas, um painel de cinco juízes independentes selecionou três projetos (Brasil, Reino Unido e Austrália) com base em sua viabilidade prática e potencial para beneficiar o bem-estar da pecuária.

Melhorando os métodos de desmama
O estudo do professor Mateus Paranhos da Costa sobre os efeitos que diferentes métodos de desmama podem ter no bem-estar dos bezerros de corte, foi o segundo projeto selecionado pela iniciativa Care4Cattle. Baseado no Brasil, Paranhos da Costa quer investigar o impacto que diferentes métodos de desmama poderiam ter no estresse que o animal pode sentir. Ao monitorar o ganho de peso dos bezerros ao longo do processo, o estudo analisará o impacto que cada método gera sobre o bem-estar geral do bezerro. Em última análise, a equipe pretende ser capaz de recomendar abordagens adequadas de desmama para o benefício dos animais.

Paranhos da Costa disse: “O método de desmama mais comum nas fazendas de gado de corte no Brasil tem um impacto negativo no bem-estar e produtividade de vacas e bezerros. Com este projeto, nosso objetivo é estudar os efeitos em curto prazo, além de métodos alternativos em longo prazo de desmame no bem-estar de vacas e bezerros e desempenho pós-desmame”.

Solução prática para aliviar a dor
A doutora Dominique Van der Saag, da Austrália, foi selecionada pela sua pesquisa sobre novas formas em que os bezerros poderiam autoadministrar analgesia após procedimentos padronizados em determinados momentos de manejos no início da vida que podem causar estresse nos animais. Van der Saag e sua equipe de cinco integrantes criaram uma ideia simples para usar blocos medicinais de consumo oral, permitindo que os animais recebam um nível constante de analgésicos para alívio da dor.

Van der Saag ressaltou a importância disso e disse: “O manejo e o tratamento repetidos de animais podem ser prejudiciais ao seu bem-estar. Portanto, a autoadministração de analgesia, por exemplo, tem o potencial de aliviar a dor prolongada, ao mesmo tempo reduzindo o estresse que esses animais podem sentir”.

Equipar produtores de leite
O terceiro trabalho vencedor foi da The Cattle Lameness Academy, no Reino Unido. Esta equipe de especialistas veterinários educa e promove discussões proativas com os fazendeiros para ajudá-los a lidar com o problema da claudicação no gado. O objetivo é criar uma plataforma de treinamento modular usando vídeos que podem ajudar os agricultores a enfrentar a crescente ameaça de laminites. Essa ferramenta permitirá que os agricultores detectem precocemente os problemas relacionados à claudicação e fornecerá o conhecimento técnico necessário e o suporte prático para resolvê-los.

O Dr. Reuben Newsome, um dos médicos veterinários responsáveis pela The Cattle Lameness Academy, enfatizou a importância de ajudar os fazendeiros a resolverem este problema por meio de treinamento: “O futuro da laminite na pecuária é muito preocupante e tem que mudar. Em benefício da pecuária e do bem-estar e produtividade da fazenda, esperamos fornecer aos agricultores o conhecimento e a experiência para enfrentar e superar o desafio da laminite, portanto, manter seu lugar na pecuária sustentável”.

O membro do júri do Care4Cattle e ex-membro do WFO Board, Ron Bonnett, disse: “com base no número de solicitações recebidas, está claro que o bem-estar animal é de grande interesse e uma prioridade entre os profissionais da pecuária”. Todas as ideias foram muito boas e farão a diferença para melhorar o bem-estar dos animais na fazenda, cada um em seu contexto e ambiente local.

Os três vencedores receberão o subsídio para impulsionar sua pesquisa e inovação, o que é muito importante para garantir altos níveis de bem-estar animal. Dr. Almut Hoffmann, diretor de Marketing de Produtos para Animais de Produção em Saúde Animal, comenta: “Estamos extremamente orgulhosos de que por meio do subsídio Care4Cattle, podemos apoiar inovadores que contribuem para o avanço do bem-estar animal em diversos setores e tipos de doenças. Com esse compromisso contínuo, com inovação e colaboração, podemos fazer contribuições significativas para melhorar o bem-estar dos animais, isso é a coisa certa a fazer”.

O resultado da Bayer Care4Cattle foi divulgado no Future of Farming Dialogue 2018, um evento anual que reúne várias partes interessadas para compartilhar suas perspectivas sobre a agricultura, assim como desafios e oportunidades associados.

Para saber mais sobre a iniciativa de subsídio Care4Cattle e os projetos vencedores, clique aqui.

Sobre World Farmers Organization (WFO)
A WFO – ou Organização Internacional dos Agricultores – tem o objetivo de reunir todas as cooperativas agrícolas e produtores nacionais para desenvolver políticas que favoreçam e apoiem as causas dos agricultores em países desenvolvidos e em desenvolvimento de todo o mundo.

Fonte: Bayer