A fim de ajudar profissionais que atuam na suinocultura, a Bayer promoveu discussões sobre saúde animal e lançou aplicativos com base em realidade aumentada durante o IPVS 2018. O 25º Congresso Internacional da Sociedade Veterinária do Suíno (IPVS) foi realizado de 11 a 14 de junho em Chongqing, na China.

Paralelamente ao IPVS, a Bayer organizou o sétimo Simpósio Internacional Bayer Pig, reunindo mais de 150 participantes de 15 países para discutir com especialistas tópicos fundamentais na saúde e no bem-estar dos rebanhos. Os palestrantes abordaram temas como manejo de leitões e porcas, biossegurança e uso responsável de antibióticos na suinocultura, analisando resultados que ajudam produtores e veterinários a melhorar a saúde e o bem-estar de forma sustentável, pois o que beneficia os animais também beneficia as fazendas.

O Dr. John Carr, conferencista sênior da James Cook University, na Austrália, e Howells Veterinary Services, no Reino Unido, falou sobre a importância do uso responsável de antibióticos e as medidas que podem ser tomadas para alcançar esse objetivo.

“Quando os suínos estão doentes, a questão não é se os antibióticos devem ser usados, mas sim como podemos usá-los de forma responsável e eficaz”, disse. “Para alcançar um bom resultado clínico, os medicamentos corretos devem ser administrados no momento e na dose correta. Isso requer uma compreensão da farmacologia básica dos produtos prescritos e o conhecimento do veterinário é fundamental”.

O Dr. Luiz Felipe Lecznieski, gerente global de suínos da Bayer Animal Health, definiu a biossegurança da seguinte forma: “A biossegurança nas fazendas é o conjunto de medidas estratégicas e práticas para impedir a entrada de um patógeno no plantel de suínos, o controle de sua propagação dentro do rebanho e entre fazendas. Para qualquer unidade produtiva de suínos, um programa de biossegurança é essencial para melhorar o estado de saúde e, portanto, bem-estar e produtividade. Deve ser visto como um investimento e não como outro custo na produção”.

O manejo de leitões e porcas no parto também deve ser cuidadoso para garantir a saúde e o bem-estar no plantel. A mortalidade pré-desmame é um dos principais problemas de bem-estar animal na produção de suínos, conforme o Dr. Juan Carlos Pinilla, PIC Serviços Técnicos Globais nos EUA

Pinilla descreveu a mortalidade pré-desmame como um problema multifatorial, que requer várias considerações e ações para proteger a saúde e o bem-estar dos leitões. Explicou que, “entre outras áreas, é fundamental gerenciar a alimentação, além do manejo diário de porcas adequado no desmame dos leitões”.

Aplicativos

Ainda no IPVS, a Bayer lançou ferramentas digitais para desenvolver ainda mais a saúde e o bem-estar dos suínos. O aplicativo “BCS SowDition” oferece aos produtores e veterinários formas simples e precisas de medir e rastrear a condição corporal das porcas, um importante indicador de saúde e bem-estar.

O aplicativo “BCS SowDition” é simples e inovador ao rastrear objetivamente as condições corporais de porcas, ajudando suinocultores e veterinários a gerenciar e cuidar melhor do rebanho, disse a Bayer. A pontuação da condição corporal (BCS) é um importante indicador de saúde e bem-estar, longevidade e fertilidade das porcas. Os dados podem ser facilmente incorporados ao software de gerenciamento da propriedade e compartilhados com um veterinário para consulta. O BCS SowDition está disponível gratuitamente para download na AppStore e no GooglePlay. Mais informações podem ser obtidas no site http://go.bayer.com/sowdition.ns.

Já o aplicativo “Power Pigs”, ensina de forma divertida mais sobre a saúde dos suínos e as soluções de bem-estar em um jogo baseado em realidade aumentada.

A Bayer também apresentou 11 trabalhos científicos no IPVS sobre diferentes aspectos da produção de suínos, incluindo a melhoria do manejo de javalis, imunidade às principais doenças respiratórias, relatórios de prevalência de doenças e uso responsável de antibióticos.

Octavio Orlovsky Eckhardt, diretor de marketing para a suinocultura da Bayer Animal Health, enfatizou que a Bayer está empenhada em melhorar a saúde e o bem-estar dos suínos. “Investimos continuamente em ciência, pesquisa e desenvolvimento para os profissionais. Assim, podemos oferecer soluções inovadoras para toda a cadeia de produção de suínos”.

Equipe suino.com