A Biogénesis Bagó, uma das empresas de saúde animal líder no mercado latino-americano, deu mais um passo rumo ao crescimento de sua atuação global, ao exportar sua vacina contra a febre aftosa para o Vietnã. A licença para enviar as doses do produto, fabricadas na planta da empresa em Garín, nos arredores de Buenos Aires, na Argentina, veio após quatro anos de negociações com o governo vietnamita. As doses devem suprir parcialmente a demanda do país, que sofre de surtos periódicos de febre aftosa entre suínos e ruminantes. Os outros três mercados asiáticos da empresa para a vacina contra febre aftosa são a China, a Coréia do Sul e Taiwan. O Vietnã tem o maior estoque de suínos do sudeste da Ásia.

“A negociação com o Vietnã é uma conquista notável para nós e estamos orgulhosos de ser reconhecidos em todo o mundo como um produtor de vacinas contra febre aftosa de alta qualidade. Além disso, três em cada dez bovinos na América Latina são vacinados com as nossas vacinas contra febre aftosa”, destaca o diretor geral da Biogénesis Bagó, Guillermo Mattioli.

Para o diretor da Biogénesis Bagó no Brasil, Marcelo Bulman, a conquista do mercado do Vietnã fortalece ainda mais o papel global que a companhia vem assumindo, que tem como focos principais nos próximos anos os mercados asiático e o brasileiro. “O Brasil é um dos mercados mais importantes para a Biogénesis Bagó e é por isso que estamos investindo mais de R$ 30 milhões para estar entre as 10 maiores em saúde animal no País até 2020”, frisa Bulman.

Progresso asiático

A Biogénesis Bagó deu seus primeiros passos na Ásia há 20 anos quando desempenhou um papel fundamental em Taiwan durante o controle de um surto de febre aftosa em suínos. Em 2016, durante uma emergência de febre aftosa em bovinos na Coreia do Sul, o país permitiu o uso da vacina da Biogénesis Bagó. Desde então, a companhia exporta mais de 30 milhões de doses todos os anos para o país. A empresa abriu seu primeiro escritório comercial em Xangai em agosto de 2016.

No entanto, o maior avanço da empresa argentina na Ásia ocorreu em maio do ano passado, quando se tornou a primeira empresa estrangeira a produzir vacinas contra febre aftosa na China. A unidade de produção de Jinhai, que foi construída como parte de uma joint venture com a especialista chinesa em vacinas Hile Biotechnology, obteve as licenças necessárias para iniciar a produção e comercialização de vacinas contra febre aftosa para suínos e bovinos.

A planta recebeu as certificações de boas práticas de fabricação do Ministério da Agricultura da China e começou a produzir lotes de testes no ano passado. Os dois parceiros investiram cerca de US$ 60 milhões na construção das instalações, que terão capacidade de produção de 400 milhões de doses por ano.

A China é o maior mercado do mundo para a prevenção da febre aftosa. Essa ampliação dos horizontes globais ajudou a empresa argentina a crescer nos últimos cinco anos e atualmente a Biogénesis Bagó é a maior empresa de saúde animal sediada na América Latina.

Foto: Marcelo Bulman, Diretor da Biogénesis Bagó no Brasil. Crédito: Biogénesis Bagó/Divulgação
Fonte: Assessoria de Imprensa