A indústria de fabricação de alimentos representada pela FoodDrinkEurope, associação de agricultores COPA-COGECA e Celcaa, Comitê Europeu de Ligação para o comércio agrícola e agroalimentar, uniram forças para instar a Comissão a fazer “tudo o que estiver ao seu alcance” para impedir a interrupção agrícola na esteira do surto de coronavírus.

Os grupos de lobby pedem à Comissão que “trabalhe em colaboração conosco com uma estratégia consistente e clara para garantir um fluxo ininterrupto de produtos agrícolas, alimentos e bebidas e materiais de embalagem”.

“Existem muitos empregos nos campos e os blocos limitam forçosamente as ações dos agricultores”.

O bloqueio pode comprometer o processamento e as colheitas precoces de frutas e legumes, porque dezenas de milhares de trabalhadores sazonais de países como Romênia e Albânia estão agora bloqueados, disse Coldiretti, a maior associação de agricultores da Itália.

Os italianos foram orientados a ficar em casa, a menos que tenham necessidades de saúde, trabalho ou emergência pelo menos nas próximas três semanas. Todas as lojas serão fechadas, exceto supermercados, lanchonetes e farmácias.

A Itália tem centenas de milhares de fazendas e grande parte do trabalho manual é feito por imigrantes, que não vivem nas fazendas, mas viajam entre cidades, geralmente em grupos, disse Riccardo Valentini, especialista em agricultura, à Thomson Reuters Foundation.

Leia a notícia na íntegra.

Fonte: Reuters (traduzido por suino.com)