De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil exportou, em média, 125,87 mil toneladas de soja grão por dia em janeiro, até a segunda semana. O volume foi 77,1% maior na comparação com o mesmo período do ano passado. A expectativa é de crescimento gradual dos embarques nas próximas semanas, conforme avança a colheita no país.
Expectativas para a Soja
Apesar do bom ritmo neste começo de ano, a expectativa é de que o volume total em 2019 seja menor comparativamente com o ano passado. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima 75 milhões de toneladas de soja embarcada nesta temporada, frente ao recorde de 83,86 milhões no ano passado. O câmbio em um patamar mais baixo e uma possível retomada das compras da soja norte-americana pela China, que poderia reduzir a demanda pela soja brasileira, são os fatores que deverão pesar neste desempenho.
Embarques de MilhoNo caso do milho, a média diária foi de 268,78 mil toneladas embarcadas nas duas primeiras semanas do ano. Este volume foi 95,7% maior que a média de janeiro de 2018. A expectativa é de que os embarques de milho diminuam nos próximos meses, conforme as exportações de soja avançam, e retomem na segunda metade do ano.

Preços mais competitivos no mercado internacional

Para 2019 a Conab estima as exportações brasileiras em 31 milhões de toneladas, frente as 23,50 milhões no ano passado. Neste caso, a maior oferta prevista na temporada 2018/2019 e preços mais competitivos do milho brasileiro no mercado internacional deverão favorecer os embarques, especialmente no segundo semestre, após a colheita da segunda safra.

Fonte: Scot Consultoria