O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA) comprometeu-se a mudar sua relação com a União Europeia após um apelo emotivo para acabar com a proibição das importações de aves de corte. A informação foi divulgada pelo Global Meat News.

O ministro da Agricultura brasileiro, Blairo Maggi, disse que o país deixará para trás o “comportamento reativo” após o ministro das relações exteriores do país, Aloysio Nunes, ter conversado com autoridades do bloco europeu.

A chamada ocorreu após a Comissão Europeia ter bloqueado as importações de frango dos frigoríficos BRF, envolvidos em uma investigação pelas autoridades alegando encobrimento de salmonela em suas plantas e laboratórios.

Na época, Maggi fez fortes declarações sobre a decisão da União Europeia de restringir as importações de aves, descrevendo o movimento como uma “guerra comercial”.

No final de abril, ministros da Câmara de Comércio Exterior do Brasil (Camex) autorizaram a abertura de processo judicial na Organização Mundial do Comércio (OMC), a fim de contestar as barreiras impostas pela União Europeia às aves de corte.

No entanto, Maggi acrescentou que o fechamento dos frigoríficos ainda teria etapas a serem superadas antes que a proibição fosse revertida. Ele ressaltou que, apesar da visita de técnicos europeus em janeiro, ainda não havia sido enviado relatório com informações sobre o resultado da visita.

“Eles fizeram uma grande incursão pelo país, visitaram vários refrigeradores, várias fazendas e a impressão que nos deixaram foi muito positiva em comparação com uma missão anterior ”, disse Maggi.

O Brasil está tentando melhorar as relações com os principais mercados internacionais após o escândalo de corrupção que abalou significantemente as relações comerciais do país.

Equipe Suino.com

Leia a notícia original