Iniciou em Chapecó-SC, nesta segunda-feira, 11 de novembro, I Fórum Internacional Agro Sem Fronteiras. O evento visa discutir a Complementariedade Produtiva para a Rota do Milho entre Argentina, Paraguai e Brasil. Representes governamentais dos três países participaram da abertura oficial. O presidente da Aurora Alimentos, Mário Lansnaster, representou o sistema cooperativista. O Fórum, promovido pelo BRIPAEM (Bloco Regional Intendentes, Prefeitos, Álcades e Empresários do Mercosul), encerra neste dia 12 de novembro.

Luciano Buligon, prefeito de Chapecó e presidente do BRIPAEM, salientou a importância da integração da política transfronteiriça. “Queremos criar uma cultura de integração entre os paises vizinhos. Inicia  com a rota do milho e aspira passos maiores, como a saída dos nossos produtos via Porto de Antofagasta, no norte Chile”. Isso, conforme Buligon, pode tornar o Oeste Catarinense a porta de saída de produtos brasileiros para o Pacífico.

Paraguai e Argentina são muito importantes para os brasileiros, afirmou Buligon. “A visão é de que o Brasil é autossuficiente, mas não é. Precisamos de uma política de desenvolvimento regional, levar ao mundo uma solução integrada transfronteiriça. Tornar essa região referência para a América Latina, que necessita dessa integração e união”, enfatizou.

Fonte e foto: Redação suino.com