O diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Antônio Mendes, participará nesta quarta-feira (29), em Lima (Peru) da reunião do Comitê Técnico Científico (CTC) da Associação Latino-americana de Avicultura (ALA). Ariel Mendes, inclusive, coordenou o CTC, de 2002 a 2008, e presidiu a ALA de 2007 a 2009. O evento também contará com a presença do representante da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para as Américas, Luis Barcos.

Na ocasião, o representante da ABPA falará sobre a situação sanitária do Brasil e ainda sobre os equívocos causados pela divulgação da Operação Carne Fraca, que causaram impactos globais. O diretor também detalhará os esforços que a ABPA realiza, juntamente com o Governo Brasileiro, para apresentar os devidos esclarecimentos aos vários mercados importadores, buscando restabelecer as exportações.

“Diferentemente do que foi divulgado, o Brasil não tem problemas com a qualidade dos produtos, que são reconhecidos internacionalmente. Diversas auditorias são realizadas para inspecionar os frigoríficos e atestar a qualidade do que é produzido aqui”, salienta o diretor da ABPA.

Na reunião ainda serão abordadas as experiências dos países da América Latina, principalmente do Brasil, na prevenção à Influenza Aviária, assim como as estratégias para fortalecer a defesa sanitária dos polos de produção de aves.

E na quinta-feira (30), Ariel Mendes voltará a reforçar a excelência da situação sanitária brasileira durante a Assembleia Geral de Delegados da ALA, que congrega 20 países.

ABPA