A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou estar “surpresa” com as observações difamatórias feitas pelo movimento sul-africano Fairplay sobre a qualidade do frango do Brasil. A resposta da entidade brasileira foi difundida pelo site Global Meat News.

A ABPA criticou a pressão do grupo como “atitude protecionista” e “difamatória” com relação aos produtos de frango que a África do Sul importa do Brasil. Os comentários vieram depois que um documentário da South African Broadcasting Corporation (SABC) alegou que o frango brasileiro é descongelado e recongelado antes de chegar aos consumidores.

O Movimento Fairplay, que desafia o dumping de frangos de corte brasileiro e da União Europeia, que provocou uma crise doméstica do setor de aves, usou o documentário para criticar a qualidade do frango brasileiro.

Em resposta, a ABPA repreendeu fortemente à narrativa “parcial” do documentário, alegando que o vídeo apenas exibia as opiniões de pessoas que falavam desfavoravelmente do frango brasileiro.

Em uma declaração enviada exclusivamente ao Global Meat News, a ABPA disse: “Devemos salientar a falta de clareza nos testes mostrados no documentário, não deixa claro se o produto testado é de origem brasileira”. A ABPA também criticou os testes após a remoção da embalagem fora de um laboratório.

>>> Leia a notícia completa (em inglês)

Tradução livre equipe Suino.com