A Comissão Organizadora do IPVS 2020 se prepara para, às vésperas do IPVS 2018 que será realizado no mês de junho na China, apresentar em primeira mão ao público brasileiro o projeto de sediar o maior congresso mundial de suinocultura. O Brasil foi eleito sede da edição de 2020 durante o último evento realizado na cidade de Dublin, Irlanda, em 2016. A cada edição o congresso que discute temas como enfermidades emergentes, sanidade, nutrição, reprodução, sustentabilidade, segurança alimentar, bem-estar animal, abrangendo os principais desafios da indústria suinícola global, reúne mais de 3 mil congressistas de 150 países.

O IPVS 2020, que será realizado em Florianópolis/SC, entre os dias 02 e 05 de junho de 2020, tem como presidente da comissão organizadora a Médica Veterinária Fernanda Almeida, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e PhD pela University of Alberta, Canadá, a qual é composta por profissionais que atuam em universidades, pesquisadores e técnicos da indústria brasileira, todos membros da ABRAVES – Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos.  O evento mundial conta ainda com o apoio de conselheiros internacionais da IPVS – International Pig Veterinary Society. A primeira edição realizada no Brasil foi em 1988 na cidade do Rio de Janeiro.

Fernanda Almeida destaca: “Os congressos IPVS são motivo de encontro e troca de informações entre os mais renomados profissionais do setor suinícola de todo o mundo. Assim, acreditamos que o congresso IPVS 2020 será uma oportunidade única para os profissionais brasileiros envolvidos na cadeia produtiva de suínos se inteirarem das inovações em curso na suinocultura mundial.  Com isso, esperamos que o conhecimento adquirido possa ser aplicado objetivando melhorar os índices de produção, aumentar o consumo da carne suína, enaltecendo ainda mais a posição do nosso país no cenário global do agronegócio”.

Esforço conjunto para ser sede do Congresso IPVS em 2020

Fernanda Almeida revela em primeira mão como foi o processo longo e trabalhoso para trazer o IPVS para o Brasil: “A ausência de um grande evento técnico-científico condizente com a posição de destaque ocupada pelo Brasil no cenário da suinocultura mundial, há muito vinha sendo questionada. Por isso a ABRAVES criou uma comissão para estudar o assunto e formatar a apresentação da candidatura brasileira para sediar este importante congresso. Desde então, a ABRAVES esteve presente nos eventos realizados na Coréia do Sul – 2012, México – 2014 e recentemente na Irlanda – 2016, quando o Brasil foi escolhido”.

A Presidente do IPVS 2020 explica que foram três defesas de candidatura e inúmeros os trabalhos realizados para apresentação das mesmas, tais como escolha da cidade sede e dos espaços disponíveis para realização dos diversos eventos ligados ao congresso, vistoria da hotelaria, enumeração das opções de lazer, e em especial a busca por apoio institucional e financeiro, bem como composição de planilha de custo. “A disputa com a Alemanha, na última edição do congresso IPVS, foi apenas a etapa final de uma “guerra” que vinha sendo travada há cerca de cinco anos. Durante todo esse período, colhemos alguns insucessos e nos fortalecemos com eles, mas sempre tivemos o apoio tanto de entidades da agroindústria quanto da área técnico-científica. A vitoriosa campanha de 2016 envolveu um grande esforço de toda a delegação brasileira na divulgação de nossa candidatura, mas em especial para o convencimento dos participantes que a vinda do congresso IPVS ao Brasil fortaleceria toda a comunidade envolvida na indústria suinícola. Esta conquista foi a realização de um sonho que vem de encontro aos nossos ideais: mostrar ao mundo que somos capazes de realizar um grande evento que será um marco na suinocultura brasileira”.

O Site oficial do IPVS 2020 será lançando durante o 25th International Pig Veterinary Society Congress (IPVS 2018), que será realizado na cidade de Chongqing, China, entre os dias 11 e 14 de junho.

Fonte: Panty Assessoria