Empresa foi destaque pela terceira vez consecutiva e, neste ano, apresentou o case Commodities 4.0, com uso de inteligência artificial e machine learning

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, foi a vencedora da 21ª edição do prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI de 2021”, da IT Mídia, na categoria indústria de alimentos, bebidas e fumos, com o Case Commodities 4.0. O projeto, parceria entre as equipes de Commodities e Tecnologia da Companhia, foi criado a partir do uso de tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquina (Machine Learning), análise de dados avançada e monitoramento geoespacial, para mapear a procedência dos grãos utilizados pela Companhia. A iniciativa já proveu a economia de R$ 9 milhões dentro de cadeia de suprimentos da empresa.

“O projeto é a evolução de nossa Jornada Commodities 4.0, cujo investimento faz parte dos R$ 700 milhões que serão direcionados para iniciativas de transformação digital da BRF pelos próximos quatro anos. Esse é um reconhecimento importantíssimo e só reforça que estamos no caminho certo para seguir crescendo de forma sustentável”, afirma Alessandro Bonorino, vice-presidente global de Gente, Gestão e Transformação Digital da BRF.

Ao aplicar tecnologia, a BRF avança em seu compromisso de mapear a procedência de 100% dos grãos da Amazônia e do Cerrado até 2025, bem como no cumprimento de sua Política de Compra de Grãos Sustentáveis. Essa evolução é parte importante dos esforços da empresa para que se torne Net Zero até 2040, incluindo suas operações e a cadeia produtiva.

“A partir do monitoramento das lavouras de grãos, modelos preditivos e com geração de insights, geramos maior transparência, assertividade e agilidade aos processos de compra pela visibilidade e identificação de melhores oportunidades. Com isso, antes de iniciar qualquer negociação, é possível identificar os que estão em linha com os compromissos de sustentabilidade da empresa”, explica Antonio Carlos Cesco, diretor de Tecnologia da BRF.

O prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI de 2021” recebeu 255 inscrições em 2021 e reconheceu os melhores projetos de inovação de empresas em 21 categorias, além de uma categoria especial que reconhece esforços na área de educação. Foram analisados os projetos que geraram impactos positivos aos negócios e o estágio de transformação digital das organizações brasileiras de acordo com seus setores de atuação. Os mais inovadores foram selecionados por um time seleto de profissionais da IT Mídia.

Esta é a 3ª vez consecutiva que a BRF vence o prêmio. Em 2020, por exemplo, foi reconhecida pelo case Plataforma Digital Agro 4.0 e, no ano anterior, pelo case Indústria 4.0.

Fonte: BRF