O Agroleite – um dos eventos mais completos do setor leiteiro do país – iniciou, oficialmente, nesta terça-feira (14/08), às 11h, na Cidade do Leite, em Castro (PR). A solenidade de abertura teve o tradicional brinde com leite e a presença de autoridades do setor, da política e da região. Na abertura do evento, Frans Borg, presidente da Castrolanda, organizadora do Agroleite, destacou a importância do idealismo e perfeccionismo dos produtores da região. “Quando me perguntam por que a região dos Campos Gerais é tão desenvolvida na pecuária, eu respondo que é devido à organização dos produtores, competência e forma de somar. O Agroleite é mais um exemplo dessa união. Produtores, empresas, players unidos podem fazer muito mais: um evento que traga mais resultados para todos nós”, disse.

O presidente da Ocepar também parabenizou os produtores da região, que são os responsáveis pela produção de 430 litros de leite por habitante por dia. “Temos a melhor tecnologia, produtividade e o melhor leite do país, isso é fruto da competência, profissionalismo e cooperação”, afirmou José Roberto Ricken.

Em cinco dias de evento, o Agroleite tem uma programação extensa e espera receber mais de 62 mil visitantes, número alcançado em 2017, bem como superar a cifra de R$ 55 milhões. O maior objetivo do Agroleite é levar conhecimento aos produtores, por meio de palestras e fóruns técnicos, troca de informações com empresas e expositores do setor. O evento, que ocorre até o dia 18 tem como tema “Capital Nacional do Leite”.

Programação

Para atrair um público maior, o Agroleite 2018 conta com o famoso Torneio Leiteiro, que premiará por volume e aproximação, a Trilha do Leite (voltada para aqueles que querem conhecer todos os detalhes desse setor produtivo) e várias premiações. No Centro de Eventos Pessutão serão realizados fóruns para diversos públicos como jovens e mulheres cooperativistas. Haverá também o Seminário Internacional, com dois painéis: Controle de Carrapatos e as Estratégias Nutricionais para aumentar a imunidade das vacas leiteiras. A programação completa e as inscrições para os fóruns e para o seminário internacional estão neste link.

Paralelamente, na pista de julgamento da Arena Agroleite, acontecerá o tradicional desfile de animais, onde serão julgados os melhores exemplares das raças Holandesa e Jersey. Os animais passam por um verdadeiro olhar de raio-x dos juízes. São avaliados quanto a úbere, pernas, abertura de peito, linha dorsal, característica e força leiteira, feminilidade e até os cascos são levados em conta. No dia 18, último dia do evento, no começo da noite, três juízes escolhem aquelas que são as melhores vacas do evento: a Vaca do Futuro e a Campeã Suprema Agroleite 2018. A programação também contempla o julgamento de gado de corte das raças Caracu, Brahman, entre outras, no Parque Dario Macedo.

Uma das atrações mais aguardadas é a cerimônia de premiação do Troféu Agroleite, entregue desde 2002, e que neste ano acontecerá às 20h do dia 15 de agosto, no Memorial da Imigração Holandesa. O evento contará com a presença de autoridades, personalidades do agronegócio brasileiro, presidentes, diretores e profissionais das empresas nacionais e multinacionais participantes do Agroleite.

Fonte e foto: Agroleite 2018