Os cientistas e colaboradores do USDA – Serviço de Pesquisa Agrícola nos Estados Unidos estão utilizando imagens em 3-D para proteger leitões recém-nascidos e monitorar o comportamento dos suínos adultos. A informação é da National Hog Farmer.

Cerca de 15% dos leitões pré-desmamados morrem a cada ano, muitos esmagados pelas porcas. A modificação das baias pode ajudar a reduzir as mortes de leitões. Para isso, é preciso avaliar o comportamento de porcas e leitões em suas baias. O comportamento animal contém pistas vitais sobre saúde e bem-estar que os produtores podem usar para gerenciar melhor seu plantel.

Os cientistas desenvolveram um sistema para processar e analisar automaticamente imagens tridimensionais das porcas. Uma câmera montada sobre as baias de parto capta imagens para determinar o comportamento e a postura de uma porca: se ela está comendo, bebendo, parada, sentada ou deitada.

O sistema, que classifica com precisão o comportamento, poderia potencialmente ajudar a evitar que as porcas esmaguem seus leitões, de acordo com Brown-Brandl, que trabalha no Centro de Pesquisa de Carne dos EUA. Os dados também podem ajudar os produtores a localizar animais doentes mais rapidamente.

>>> Leia a notícia completa

Foto: United States Department of Agriculture

Tradução livre equipe suíno.com