Duas unidades operacionais da Capal Cooperativa Agropecuária se transformaram em um grande canteiro de obras: Itararé e Wenceslau Braz recebem investimentos de R$ 38 milhões que aumentarão suas estruturas de armazenagem, além de outras melhorias.

Expansão – Na unidade de Wenceslau Braz são cinco silos pulmão de concreto, com capacidade total de 3 mil toneladas, um novo secador de grãos, seis silos de concreto para armazenagem de grãos com capacidade para 2,4 mil toneladas cada um e uma balança para expedição. Além disso, o armazém para fertilizantes está sendo ampliado e ainda está sendo construída a sala de apoio ao motorista. Nesta filial, o aumento da capacidade de armazenagem de grãos será de 68%.

Mais obras – Na filial de Itararé, já com 37 % da obra concluída, estão sendo investidos R$ 15 milhões na ampliação na área de grãos, coma a construção de mais um tombador para carretas bitrem, quatros silos pulmão com capacidade para 2.400 toneladas cada um e uma balança de fluxo para expedição de cereais. Já na área de insumos agropecuários, são mais dois armazéns em construção. Também está sendo implantada uma sala de apoio ao motorista.

Meio Ambiente – A atenção com a conservação ambiental está presente desde a concepção de cada projeto, para que as unidades operacionais tenham práticas sustentáveis e impactos ambientais reduzidos. Por isso, as  obras incluem a ampliação dos sistemas de limpeza do ar proveniente do processo de secagem de grãos para, com isso, devolver ar limpo ao meio ambiente.

Sobre a Capal – Fundada em 1960, a Capal conta atualmente com quase 3 mil associados, distribuídos em 14 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 70% das operações da cooperativa, produzindo mais de 640 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, milho e trigo. A área agrícola assistida ultrapassa os 140 mil hectares.
Fonte: Imprensa Capal