Os preços globais da carne de frango podem apresentar um movimento ascendente em 2019, à medida que a demanda da China cresce e os mercados com excesso de oferta entram em equilíbrio.

Nan-Dirk Mulder, autor do último relatório trimestral sobre a carne de frango do Rabobank, diz que, com a Febre Suína Africana dizimando as populações de suínos na China, os consumidores procuram a carne de frango como alternativa. Ele sugere que a produção de suínos possa cair entre 10% e 20% no país.

Conforme Mulder, os últimos trimestres foram marcados por grande volatilidade ocasionada por vários fatores, incluindo restrições ao comércio, às doenças e à guerra comercial entre Estados Unidos e China. A produção foi elevada em muitos mercados, incluindo os Estados Unidos, a União Europeia e a Tailândia, acrescentou.

Mas a menor demanda ocorreu devido à desaceleração geral do consumo e a restrições ao acesso aos mercados internacionais após restrições comerciais. Isso resultou em um período de queda nos preços das aves entre o segundo e o quarto trimestre de 2018.

No entanto, os preços estão melhorando, de acordo com Mulder. “Gradualmente, estamos mais otimistas de que o mercado atingiu um ponto de virada, com níveis de preços globais começando a subir – especialmente desde que as condições do comércio global começaram a melhorar”.

Estes cenários são otimistas tanto para a produção local quanto para o comércio global. Mas a volatilidade permanecerá em 2019, impulsionada pela mudança no acesso ao comércio global.

Fonte: Poultry World

Editado pelo Suino.com