A cadeia produtiva de carne suína brasileira fez história em 2020, ao exportar mais de um milhão de toneladas da proteína. Mas o futuro oferece ainda mais em 2021. Nos três primeiros meses deste ano, o segmento embarcou outras 253 mil toneladas, volume 21,86% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Somente em março, foram comercializadas 109,2 mil toneladas, o maior volume mensal já registrado pela suinocultura do país. “O resultado só reforça a expectativa de um novo recorde nas vendas totais para o exterior neste ano. Tudo isso sem desabastecer o mercado doméstico”, comemorou animado Ricardo Santin, Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O saldo financeiro das vendas do trimestre alcançou US$ 594 milhões, 22,4% acima do primeiro trimestre de 2021. Valor sustentado por importantes importadores, como China, Hong Kong e Chile.

Esse panorama tão favorável vem na esteira de outros bons números, verificados no mercado interno brasileiro. O consumo saltou de 14,47 kg/hab./ano verificado em 2015 para quase 16,9kg/hab/ano em 2020. A procura pela carne suína cresceu 35,7% no atacado e varejo, por causa dos preços mais em conta na comparação com a carne bovina, a mais consumida historicamente no país. Tanto que a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) lançou no último dia 9 de abril uma nova campanha nacional para promover a carne e sua oportunidade de economia junto aos açougues, pequenos e médios varejos. A ação ‘Carne de porco: Bom de preço e bom de prato’.

A campanha irá atuar em diversas frentes midiáticas, com mais de 30 peças para pontos de vendas, redes sociais e diversas mídias digitais, com uma linguagem visual e popular em conjunto com textos leves e informativos, além de vídeos e um jingle que irão instigar a alternativa suína como a melhor opção para qualquer hora. A ABCS aproveita para associar a ‘carne de porco’ com a ‘carne suína’, trazendo os dois termos sempre juntos. E fazendo, assim, o trabalho de educação que é primordial para a Associação. “Esta é a primeira vez que lançamos uma campanha direcionada para açougues, pequenos e médios varejistas, que tem foco em atingir as classes C e D. Adaptamos a estratégia e a linguagem porque o momento é oportuno para ocuparmos esse espaço na mesa do brasileiro que ama comer carne e quer ter acesso a uma proteína que caiba no bolso. Inauguramos, assim, mais uma etapa dessa história de olhar para as necessidades do nosso consumidor de forma integrada junto à cadeia”, explicou o Presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

A energia demonstrada por toda a cadeia produtiva, mesmo diante de uma situação gravíssima de mortes, infecções e internações por causa da Covid-19 que ainda permanece no Brasil, também vem atraindo as empresas do setor, que procuram intensamente garantir presença no maior evento de Suinocultura do país, a décima edição da ‘PorkExpo & Congresso Internacional de Suinocultura’. Uma adesão a um espaço conquistado em vinte anos de tradição acompanhando toda a trajetória de profissionalização do segmento no país e no mundo, que auxiliou o nosso país a conquistar a quarta posição entre os maiores produtores mundiais de carne suína. “Nosso planejamento tem um objetivo claro. Reunir todos os elos da cadeia produtiva em Foz do Iguaçu com máxima segurança sanitária, todos os profissionais vacinados duas vezes contra o vírus da Covid-19, celebrando uma nova era de alimento seguro, com qualidade, origem comprovada, produzido com Boas Práticas e garantidor de uma excelente nutrição, que é sinônimo de status sanitário, saúde e poder imunológico, tanto em humanos como nos rebanhos”, afirmou Flávia Roppa, Presidente da PorkExpo 2022.

A procura para garantir espaço e presença no evento com mais de um ano e meio de antecedência é surpreendente. O Espaço da Feira de Negócios está quase completo, com nomes e marcas que simbolizam as maiores corporações do setor. Exemplos de porte como Crystal, De Heus, Vaccinar, Suinorte, Fairtek, Forluz, Nutron, Trown Nutrition, GSI Agromarau, Sta, Microvet, Order Milk, NTC, Tonisity, Yes, Avioeste, Nooyen, Big Dutchman, OPP Group, Lero Fibras, Roboagro, Polinutri, Maxico, Vetanco e Farenzena. Sem falar na presença de parceiros importantes, como a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), ABCS, as mais importantes universidades brasileiras e do exterior, além de todas as associações estaduais de produtores dos estados mais representativos da cadeia produtiva.

A 10ª edição da ‘PorkExpo e Congresso Internacional de Suinocultura’ vai ser realizada nos dias 26 e 27 de outubro de 2022, em Foz do Iguaçu (PR), no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention. Uma edição especial, que vai reunir entidades representativas, investidores, parceiros, jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes de mais de quarenta países, além de integrantes de toda a cadeia produtiva de carne suína do Brasil. Com máxima segurança do público, das equipes, dos palestrantes, das empresas participantes e de seus profissionais.

A PorkExpo reúne quinze mil participantes por edição há duas décadas. E em 2022 vai voltar concentrando as atividades em dois dias intensos, privilegiando um programa cientifico de qualidade, rodadas de negócios, feira de novas tecnologias e as marcas principais que sempre deram o tom ao evento: Ciência, Informação e Convívio. “A PorkExpo é mais do que um congresso de suinocultura. É o maior encontro sobre carne suína do Continente. É energia, informação atualizada, oportunidade única de comercialização e interação entre Indústria, Produtores, Associações, Universidades e Centros de Pesquisas. E em 2022 faremos o melhor”, afirmou Flávia Roppa, Presidente da ‘PorkExpo e X Congresso Internacional de Suinocultura’.

Todas as informações sobre datas, venda de ingressos e estandes, promoções, números e perspectivas de mercado podem ser acompanhadas por meio de nossas redes sociais, do site oficial do evento, pelo e-mail flavia@porkexpo.com.br e telefone +1 (321) 987.0512.

Fonte: Assessoria de Imprensa