A Saudi Food and Drug Authority – Autoridade Saudita para Alimentos e Drogas – está numa missão técnica no Brasil para verificar as garantias sanitárias às exportações e as caraterísticas do abate halal, rito religioso que tem exigência complementar de acordo com as normas halal.

“A visita é de extrema importância para que avancemos com o nosso trabalho. O objetivo deles é aprovar ou reprovar todos os processos da cadeia produtiva avícola, desde de as fabricantes de ração até as plantas frigoríficas. Mas tenho boas expectativas, principalmente, porque muitas empresas se adequaram às novas regras de abate halal e estão capacitadas para continuar atendendo a Arábia Saudita”, ressalta o diretor executivo da Cdial Halal, Ali Saifi.

(foto: Ali Saifi, diretor-executivo da certificadora de alimentos Cdial Halal fala sobre o potencial do setor )Para Saifi, o mercado da Árabia Saudita é muito importante para os frigoríficos brasileiros e é o principal destino das exportações de frango brasileiras. “Nosso foco é continuar com esta parceria bilateral. O sucesso desta missão irá influenciar e muito a retomada do crescimento da exportação de carne de frango halal”.

Em 2017, foram exportadas 591 mil toneladas de frango brasileiro para o país, o que somou mais de US$ 1 bilhão. “Porém este ano as exportações devem recuar entre 2% e 3% no ano, chegando a 4,25 milhões de toneladas. Esta redução provém de alguns fatores: carne fraca; suspensão de plantas brasileiras exportadoras de carne de frango pela União Europeia; a constituição de novos critérios para o abate halal e a greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio. Foi um ano muito atípico para o setor. Mas estamos confiantes no potencial do mercado brasileiro e sei o quanto os sauditas respeitam e acreditam em nossos produtores”, comenta.

Cdial Halal – uma das maiores e mais importantes certificadoras halal do mundo. É a única na América Latina que recebeu a certificação ISO 9001:2015 da ABS Quality Evalutions para frigoríficos de aves e bovinos e produtos industrializados halal. Cresceu focada no seu negócio com atividades relacionadas ao abate de frangos, perus, patos e bovinos, incluindo também produtos industrializados.

Foto: Ali Saifi, diretor-executivo da certificadora de alimentos Cdial Halal

Fonte: LN Comunicação