A China aprovou nesta quarta-feira a tecnologia Intacta 2 Xtend, da Bayer. A liberação é decisiva para o início do cultivo comercial em escala no Brasil, que vai exportar para o gigante asiático. De acordo com a empresa, a decisão é “muito importante para o lançamento da Plataforma Intacta 2 Xtend® no Brasil, previsto para a safra 2021/22”. Confira o pronunciamento oficial da Bayer:

Temos a satisfação de comunicar que o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China (MARA) concedeu certificado de segurança para importação de soja Intacta 2 para uso em alimentos/ração. A Intacta 2 Xtend® será a próxima biotecnologia em soja que a Bayer se prepara para trazer ao mercado brasileiro.

A Intacta 2 passou por um longo processo de revisão e aprovação conduzido pelo governo Chinês e obter essa aprovação é muito importante para o lançamento da Plataforma Intacta 2 Xtend® no Brasil, previsto para a safra 2021/22.

Após a aprovação chinesa, a biotecnologia aguarda aprovação na União Europeia. A revisão científica da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) em relação à biotecnologia foi concluída em 25 de setembro de 2019 e está pendente de autorização da Comissão Europeia, que está prevista para o final deste ano.

Apesar desse importante passo em relação à China, continuaremos com todos os requisitos de segurança (Stewardship) em nossos campos de testes, para a condução da Safra 2020/21, até que a aprovação da biotecnologia ocorra na União Europeia.

Sobre a tecnologia Intacta 2 Xtend

Terceira geração de biotecnologia em soja desenvolvida pela Bayer, a Intacta 2 Xtend® proporciona maior proteção contra as principais lagartas da cultura da soja, expandindo seu escopo de defesa contra mais duas espécies relevantes (Helicoverpa armigera e Spodoptera cosmioides), somadas às quatro que já eram alvo da tecnologia Intacta RR2 PRO®. A solução permite um controle mais amplo de plantas daninhas – já que além de ser tolerante ao herbicida glifosato, a soja com tecnologia Intacta 2 Xtend® também será tolerante ao dicamba, herbicida eficiente no controle de plantas daninhas de folhas largas como a buva, caruru, corda-de-viola e picão-preto. “Ao combinar sementes de alta tecnologia, químicos eficientes e o uso de equipamentos e acessórios adequados para dar suporte à aplicação, o produtor será capaz de alcançar um novo patamar de produtividade de soja, com índices acima da média já registrados pelo mercado”, afirma Fábio Passos, gerente de lançamento da nova plataforma na Bayer.

Fonte: Agrolink