A China tomou uma série de medidas para dar pleno papel às máquinas agrícolas na agricultura de primavera, em meio à contenção do surto da COVID-19, disse um funcionário do Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais no domingo.

Esforços foram feitos para fortalecer a organização, aumentar o fornecimento de equipamentos e garantir o transporte ordenado de máquinas agrícolas, disse um funcionário da pasta, Wang Jiayun.

Dados do ministério mostraram que mais de 30 mil drones de pulverização foram empregados em todo o país na agricultura de primavera deste ano, um aumento de 25% em relação ao ano passado.

O número de equipamentos inteligentes, incluindo tratores automáticos de aragem usados na agricultura, auxiliados pelo Sistema de Navegação de Beidou, saltou 15%, para 20 mil unidades, disse Wang.

O ministério também prestou serviços online relacionados a máquinas agrícolas para facilitar os agricultores que compram, para obter subsídios via aplicativos móveis, enquanto fortalecem o treinamento técnico e a organização.

Subsídio para equipamento sucateado

De acordo com uma circular divulgada no início deste ano, devem ser concedidos subsídios apropriados às máquinas e ferramentas agrícolas sucateadas, em uma tentativa de acelerar a aplicação de equipamentos econômicos em energia, ambientalmente amigáveis e seguros para promover o desenvolvimento verde da indústria agrícola.

A China prometeu no “documento central Nº 1” deste ano intensificar os avanços nas principais tecnologias essenciais agrícolas e desenvolver máquinas agrícolas inteligentes pesadas.

O País adotará uma série de medidas para também otimizar o desenvolvimento industrial. Os chinese pretendem acelerar a construção de 5G e a internet industrial que conecta pessoas, máquinas e coisas, desenvolvendo novos tipos de instalações de computação inteligente, avançando na construção e aplicação ordenada de grandes centros de dados, informou a Xinhua.

Fonte: Xinhua (estatal chinesa)