A China e os Estados Unidos alcançaram progressos substanciais em múltiplas áreas após a nova rodada de consultas econômicas e comerciais de alto nível na quinta e sexta-feira em Washington, informou neste sábado a agencia estatal de informação da China, a Xinhua.

Sob a orientação do importante consenso alcançado entre os chefes de Estado dos dois países, os dois grupos de negociação realizaram discussões sinceras, eficientes e construtivas sobre os assuntos econômicos e comerciais de preocupação mútua.

A paciência e a compostura da China decorrem da estabilidade e resiliência de sua economia, que não ‘entrou em colapso’ sob medidas de pressão máxima, mas manteve uma taxa de crescimento de 6,3% no primeiro semestre deste ano, superando todas as outras grandes economias.

A paciência e a compostura da China residem em sua postura consistente de se opor resolutamente às guerras comerciais e de se apegar a negociações e cooperação em busca de acordos, que estão ganhando cada vez mais compreensão e apoio.

As duas equipes de negociação obtiveram progressos substanciais em áreas incluindo agricultura, proteção de direitos de propriedade intelectual, taxa cambial, serviços financeiros, expansão da cooperação comercial, transferência de tecnologia e solução de disputas.

As duas partes também discutiram o arranjo para as futuras consultas e concordaram em realizar esforços conjuntos para atingir um acordo final.

A delegação chinesa é chefiada pelo vice-primeiro-ministro chinês Liu He, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e chefe da parte chinesa do diálogo econômico abrangente China-EUA. A equipe norte-americana é liderada pelo representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

138466058_15708578616721n.jpg

O vice-premiê chinês Liu He, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e chefe da parte chinesa do diálogo econômico abrangente China-EUA, participa da nova rodada de consultas econômicas e comerciais de alto nível junto com o representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin em Washington, nos EUA, em 10 de outubro de 2019. (Xinhua/Liu Jie)

Fonte:  Xinhua,-Agência Estatal da China