O presidente chinês Xi Jinping pediu no dia 22 de mairço mais esforços para implementar a estratégia de revitalização rural com o principal objetivo de modernizar a agricultura e as áreas rurais.

“A tarefa mais importante para a implementação da estratégia de revitalização rural é garantir o abastecimento de importantes produtos agrícolas, grãos em particular”, disse Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central.

Ele fez os comentários ao participar da deliberação com representantes da Província de Henan na segunda sessão da 13ª Assembleia Popular Nacional (APN), a legislatura nacional da China.

Esforços devem ser feitos para promover a reforma estrutural no lado da oferta no setor agrícola para garantir a segurança alimentar e construir uma agricultura moderna e eficiente, acrescentou Xi.

Xi também pediu a melhor proteção do ambiente ecológico agrícola e prevenção e tratamento da poluição nas áreas rurais.

Xi realçou punições rigorosas a crimes que envolvem a segurança alimentar a fim de garantir produtos agrícolas seguros para o público.

Esforços devem ser feitos para reforçar a liderança das unidades de base do Partido nas áreas rurais, disse Xi, notando que as práticas de autogovernança dos residentes rurais devem ser exploradas.

Xi também pediu medidas para promover o fluxo bidirecional e o intercâmbio igual de fatores, incluindo recursos humanos, terras e capitais, entre áreas urbanas e rurais.

“A tarefa para erradicar a pobreza extrema deve ser cumprida até 2020”, enfatizou Xi.

A implementação da estratégia de revitalização rural e a procura por progressos no trabalho relacionado com a agricultura, áreas rurais e agricultores devem ser levadas em consideração e promovidas no desenvolvimento econômico e social geral, disse Xi.

Li Keqiang, Wang Huning e Han Zheng — membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC — também participaram separadamente na sexta-feira das deliberações com os representantes da APN.

Durante o seu encontro com representes da Província de Hubei, o primeiro-ministro Li Keqiang enfatizou a construção de um ambiente empresarial justo e conveniente para as empresas de todas as formas de propriedade.

Ele pediu esforços para implementar plenamente as reformas de redução de impostos e taxas e estimular melhor a vitalidade do mercado.

Wang Huning, membro do Secretariado do Comitê Central do PCC, exigiu que os representantes da Província de Hunan, centro da China, deem maiores passos para impulsionar o desenvolvimento de alta qualidade.

Ele também pediu uma atitude centrada nas pessoas para corresponder às novas expectativas do povo para suas vidas culturais.

Ao participar da deliberação da delegação de Beijing, o vice-premiê Han Zheng sublinhou o desenvolvimento coordenado da região Beijing-Tianjin-Hebei para continuar a mitigar as funções não essenciais de Beijing como capital.

Fonte: Xinhua