O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) revelou que veterinários da China visitarão o Brasil no final de maio para inspecionar 84 frigoríficos. A informação foi divulgada pelo site Global Meat News.

A visita permitirá ao Brasil mostrar à China que seus frigoríficos cumprem práticas de comércio internacional depois que a União Europeia estabeleceu restrições às exportações de carne de frango em abril, após as investigações deflagradas em março. As investigações envolveram quatro plantas industriais da BRF, além de laboratórios que supostamente encobriam a presença de salmonela em produtos da empresa.

A missão técnica foi confirmada durante uma reunião entre o ministro da agricultura do Brasil, Blairo Maggi, e o ministro do comércio chinês, Zhong Shan, em Pequim, China, esta semana. As conversações na China consistiram em resolver as dificuldades nas relações comerciais entre os dois países, com Maggi sugerindo que o Brasil e a China têm muitas coisas em comum.

Atualmente, o Brasil tem 102 processos pendentes contra a China na Organização Mundial do Comércio, contestando algumas práticas comerciais. A Comissão Europeia propôs que 20 empresas brasileiras, incluindo a BRF, parassem de exportar produtos cárneos.

Após votação unânime com integrantes do bloco, o Brasil anunciou intenções de contestar as restrições da UE na Organização Mundial do Comércio (OMC). Casos como este demoram entre 12 e 15 meses para serem resolvidos. Maggi afirmou que o protecionismo em muitos países ainda é “muito forte” e acredita que esse tipo de ação da Comissão Europeia só prejudica o livre comércio entre os países.

Equipe Suino.com

Leia a notícia completa