A semeadura do milho avançou pouco na semana passada, principalmente em áreas mais ao Norte onde as precipitações foram um pouco mais frequentes. Todavia, informações que nos chegam apontam para 55% da área plantada no Estado. Destes, 98% estão em desenvolvimento vegetativo e 2% entrando na fase inicial de
floração.

Em andamento o controle de ervas invasoras em pós-emergência e a adubação nitrogenada em cobertura nas lavouras. No momento não há registros sobre ataques mais severos de pragas nesta fase da cultura. As lavouras no geral expressam bom estado fitossanitário e bom desenvolvimento vegetativo; as plantas apresentam tonalidade verde escuro e vêm atingindo porte considerado satisfatório.O preço médio da saca de 60 quilos, pago ao produtor, teve baixa de 1,65% durante o período, ficando em R$ 36,97.

Soja

A atividade de semeadura da soja ainda é tímida na maioria das regiões do Estado; poderia
ser mais efetiva não fossem as chuvas ocorridas em áreas mais ao Norte. Mesmo assim, segundo informações colhidas junto ao Ipan quinzenal, cerca de 60 mil hectares já estão plantados, principalmente na região das Missões e no Noroeste.

A expectativa é que a prática se intensifique na última semana de outubro e no início de novembro. Influenciado pela variação cambial dos últimos dias, o preço médio pago ao produtor pela saca de 60 quilos teve recuo de 1,50%, ficando em R$ 79,06.

Fonte: Informativo Conjuntural Emater/RS.