Na última quinta-feira (29/11), os alunos do Projeto Sanitarista Júnior assistiram a uma palestra com a médica veterinária da Cidasc Karen Sandrin Rossi sobre a Febre Aftosa e doenças que atingem suínos.

A instrução aconteceu na Escola Isolada Municipal Encruzilhada, no município de Campos Novos, e teve a presença de cerca de 25 alunos.

Febre Aftosa
A febre aftosa é a enfermidade que mais causa prejuízo econômico a um país, devido restrições aos mercados internacionais de animais e seus produtos. A partir da certificação como zona livre de febre aftosa sem vacinação, Santa Catarina teve acesso aos mercados mais competitivos do mundo, tornando-se o maior exportador de carne suína do país. Só em 2016 foram embarcadas 274 mil toneladas de carne suína, com um faturamento de US$ 555,2 milhões.

Peste Suína Clássica
A Peste Suína Clássica, também conhecida como Cólera dos Porcos ou Febre Suína, é uma enfermidade altamente contagiosa, com altos índices de mortalidade. É uma doença exclusiva dos suídeos, causada por um vírus. No Brasil, apesar de diversas regiões estarem livres da Peste Suína Clássica, a doença ainda permanece recorrente e endêmica em muitas outras áreas. Portanto, é muito importante que os suinocultores vacinem seus rebanhos.

Doença de Aujeszky
A Doença de Aujeszky, também conhecida como Pseudoraiva, é uma enfermidade infectocontagiosa que acomete os suínos. Mesmo sendo os porcos os hospedeiros primários do vírus, ele pode infectar outras espécies de mamíferos domésticos, como cães, gatos e bovinos. A doença é fatal nessas espécies, sendo os suínos os únicos que têm chances de sobreviver ao contágio.

Fonte: Cidasc